Prêmio reconhece projetos focados no papel das escolas e ONGs durante a pandemia

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação SM anunciaram o lançamento da quarta edição do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero.

Ele acontecerá em duas etapas, uma nacional e outra internacional, com o objetivo de reconhecer o trabalho de escolas e outras instituições de ensino, assim como entidades mantidas pela sociedade civil na educação de crianças e jovens.

Em 2021, o foco do prêmio será o papel das escolas e organizações não governamentais (ONGs) na garantia do direito à saúde a superação dos desafios educacionais impostos pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a gerente da Fundação SM, Mariana Franco, as inscrições para a etapa nacional do concurso ocorrerão até o dia 31 de julho.

Dois projetos serão escolhidos, um em cada categoria (educação formal e informal), para ganhar o prêmio. Os vencedores terão o direito de participar da etapa internacional, a qual vai selecionar as quatro melhores iniciativas ibero-americanas. Há diversas categorias, e haverá dois ganhadores em casa uma delas.

Projetos de 22 países concorrem ao prêmio

Aqueles que vencerem a etapa nacional serão apresentados no próximo mês de outubro. Já a etapa internacional deve acontecer em novembro durante o IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos.

Quem ganhar a fase internacional receberá US$ 5 mil, destinados para o investimento em seus projetos, conforme diz Mariana Franco.

De acordo com a gerente, o prêmio busca fomentar “a formação de uma cultura de paz, de respeito, de valores, de liberdade”. Na página da OEI você pode conferir o edital da premiação.

Serão admitidos projetos oriundos de 22 países ibero-americanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.

Na terceira edição do prêmio, realizada em 2019, foram inscritas cerca de 600 iniciativas de toda a região, das quais 70 do Brasil. A premiação é bianual.

E então, gostou de conhecer mais sobre a premiação?

Leia também – SP: 168 mil profissionais da educação se cadastraram para receber vacina

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.