Geografia: Principais funções dos satélites artificiais

A Terra ganhou seu primeiro satélite artificial 60 anos atrás, quando o lançamento em 1957 de uma bola bip chamada Sputnik deu início à Era Espacial.

Milhares de outros satélites mais sofisticados se seguiram desde então, e cerca de 1.400 estão operacionais hoje, incluindo uma variedade de ferramentas científicas interessantes, como telescópios espaciais.

Entretanto, embora esses satélites científicos muitas vezes se concentrem no exterior, usando sua altura para uma melhor visão do universo, a órbita da Terra também oferece uma visão vital de outra coisa: a própria Terra.

Os satélites de observação da Terra agora desempenham muitos papéis importantes, até mesmo de salvamento de vidas em todo o mundo.

E, a saber, alguns dos mais poderosos são gerenciados por duas agências dos EUA: a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).

Esses satélites executam alguns serviços bem conhecidos, como nos ajudar a prever e rastrear tempestades perigosas, mas também fornecem uma ampla gama de benefícios menos conhecidos.

Conheça as principais funções dos satétlites

Prevê tornados e relâmpagos

Tornados, por exemplo, são fenômenos complexos que podem ser difíceis de prever, portanto, precisamos de uma variedade de dados para informar nossos modelos e previsões.

Isso inclui informações de aeronaves e sensores de superfície, mas os satélites podem oferecer dados excepcionalmente valiosos sobre tempestades severas – e quaisquer tornados que eles possam gerar.

Esses dados são alimentados em modelos de computador sofisticados que podem calcular os próximos movimentos prováveis da atmosfera e também fornecem detalhes mais diretos sobre fatores como variações do canal de umidade e rotação de nuvens que podem melhorar as previsões de tornados.

Hoje, porém, nenhum furacão pode ir muito longe sem hordas de humanos observando cada movimento seu. Temos várias maneiras de rastrear e prever o que os ciclones tropicais fazem, mas, como acontece com muitas tempestades, os satélites da NOAA e da NASA são algumas de nossas melhores apostas para entendê-los.

Enxergam risco de incêndio e inundações

Os incêndios florestais naturais nem sempre devem ser combatidos totalmente, mas quer estejamos extinguindo ou apenas contendo um incêndio, os satélites de observação da Terra fornecem uma perspectiva para salvar vidas.

Além disso, os satélites podem rastrear o risco de incêndio medindo coisas como precipitação, umidade do solo e saúde da vegetação, ajudando a revelar a necessidade de queimadas prescritas ou outras precauções para evitar um incêndio fora de controle.

Eles também ajudam a monitorar o tamanho e os movimentos dos incêndios, espionando sua fumaça, o que pode representar uma ameaça adicional à saúde pública muito além do próprio incêndio.

Na outra extremidade do espectro, os satélites de observação da Terra também podem nos ajudar a ficar à frente das enchentes, incluindo aquelas causadas por congestionamentos de gelo.

Inundações de gelo são comuns ao longo de alguns rios no inverno e na primavera e, rastreando a localização e o movimento do gelo do rio por meio de satélites, as autoridades podem emitir avisos de inundação anteriores.

Os satélites também desempenham um papel vital na previsão de enchentes repentinas, especialmente em áreas rurais escassamente povoadas com poucas outras fontes de dados de precipitação, como medidores ou radar.

Mudanças climáticas

Além de todos os benefícios localizados e de curto prazo que obtemos dos satélites de observação da Terra, uma de suas missões mais importantes é revelar um quadro muito maior: as mudanças climáticas.

Os satélites surgem como janelas importantes nas mudanças naturais do clima, mesmo sem interferência humana, mas dadas as crises mundiais causadas pelas emissões de gases de efeito estufa de nossa espécie, sua visão geral é particularmente urgente.

E então, o que achou do conteúdo?

Não deixe de ler também – 3 matemáticos brilhantes não tão conhecidos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.