Preciso ir ao CRAS para resolver a revisão do Bolsa Família ou posso fazer online? - Notícias Concursos

Preciso ir ao CRAS para resolver a revisão do Bolsa Família ou posso fazer online?

Esteja atento às exigências do programa de transferência de renda

Aqueles que conquistam o direito de receber o Bolsa Família precisam ficar em constante observação nas atualizações do programa, de forma a não deixar de atender nenhum requisito ou nova solicitação que se faça.

Assim, é importante saber como funciona o processo de revisão do Bolsa Família e como você deve proceder.

Afinal, é necessário ir até o CRAS para resolver a revisão ou existe uma alternativa que permite fazer online?

Siga a leitura e confira os esclarecimentos.

Revisão do Bolsa Família

Para simplificar, a revisão do Bolsa Família pode ocorrer tanto no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto online. Assim, o beneficiário tem uma grande comodidade, mas é preciso conhecer as regras.

Apesar de ser possível o processo online, este é permitido apenas para confirmar as informações que permaneçam iguais, ou seja, em caso de mudança de endereço, alteração na renda, ou outro item similar, é preciso comparecer pessoalmente no CRAS.

Em suma, quando a revisão se conclui e fica em dia, acontece o restabelecimento do benefício, e as famílias voltam a ter as parcelas do programa, podendo inclusive recuperar pagamentos retroativos, de acordo com a avaliação dos órgãos responsáveis.

O que pode levar ao cancelamento?

O governo segue constantemente com uma operação de revisão do Bolsa Família, mais conhecida por pente-fino. Com isso, diversas famílias são convocadas ao CRAS.

Na prática, a iniciativa tem por objetivo corrigir pendências no Cadastro Único (CadÚnico), e verificar quem de fato atende às exigências do programa.

Então, cabe destacar que segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), inconsistências no cadastro relacionadas à renda ou composição familiar, foram os principais motivos para o cancelamento dos benefícios.

Além disso, o não cumprimento dos critérios de elegibilidade, como frequência escolar das crianças e atualização das vacinas, também pode resultar na suspensão do benefício.

Desse modo, as famílias precisam ficar sempre em alerta para esses requisitos, de forma a evitar o cancelamento do auxílio mensal.

Atualizar os dados pelo aplicativo

Você pode instalar o aplicativo do Cadastro Único e seguir os passos abaixo para dar andamento na revisão do Bolsa Família:

  • Faça o download do app “Cadastro Único” na loja de aplicativos do seu celular;
  • Abra o aplicativo e clique na opção “Entrar com o Gov.br”;
  • Clique em “Atualização cadastral por confirmação” na tela principal.

Ao acessar essa opção, o beneficiário pode receber alguns dos avisos abaixo:

  • Banner vermelho: indica que o cadastro da família está desatualizado;
  • Banner amarelo: sinaliza que o seu cadastro está prestes a ficar desatualizado, então é importante realizar a atualização cadastral por confirmação, na mesma tela do app;
  • Banner verde: indica que os seus dados estão atualizados no Cadastro Único e não há motivo para preocupação.

Por fim, caso seja necessário atualizar os dados, o aplicativo irá informar o que fazer e quais os documentos pendentes, que precisam de atualização.

Em geral, a documentação inclui documento de identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram na mesma casa.

Para concluir, vale lembrar que a atualização dos dados deve ser feita, no mínimo, a cada dois anos, ou de forma imediata, sempre que houver qualquer mudança na estrutura familiar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?