Poupança: processo financeiro adaptável  - Notícias Concursos

Poupança: processo financeiro adaptável 

A poupança pode ser viabilizada de maneira planejada dentro de um processo financeiro pessoal flexível e adaptável. Veja dicas!

A poupança pode ser viabilizada de maneira planejada dentro de um processo financeiro pessoal flexível e adaptável.

Poupança: processo financeiro adaptável 

Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, é possível obter uma poupança como parte de um processo financeiro flexível, e não como o único objetivo dentro do seu planejamento financeiro pessoal.

Considere seus hábitos atuais e analise o que pode ser modificado

A poupança deve ser viabilizada de maneira analítica, evolutiva e gradual. Por isso, é importante colocar o seu foco na rotina, considerando seus hábitos de compra e consumo.

Separe seus custos e defina suas metas

Separar seus custos entre fixos e variáveis faz parte de um planejamento financeiro, sendo viável para definir suas metas em curto, médio e longo prazo. No entanto, ao definir suas metas, priorize a mudança de seus hábitos, ainda que essa mudança ocorra de forma não linear.

Faça trocas econômicas na sua rotina

Contudo, é possível viabilizar uma poupança por meio de economias geradas na sua rotina de modo simples. Por exemplo, pode ser viável trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas.

Dessa forma, estará gerando economia sem abdicar do serviço bancário. Dentro do conceito flexível da poupança, os valores economizados devem ser direcionados para essa finalidade, ainda que sejam valores irrisórios.

Visualize o seu processo e refaça o seu planejamento periodicamente

Dessa forma, estará visualizando o seu processo de maneira tangível, reforçando hábitos financeiramente sustentáveis. Com o passar do tempo é possível que modifique o seu processo financeiro pessoal, elaborando metas maiores e direcionando valores fixos para a poupança.

Estude outras opções de investimentos de renda fixa

Além disso, a poupança pode não ser o seu único objetivo, já que é possível conhecer o mercado de investimentos e diversificar através de investimentos em renda fixa.

Questione os seus impulsos de compra de forma orgânica

Contudo, é importante que tenha o hábito da poupança como uma forma orgânica de questionamento dos seus impulsos de compra e um direcionamento de sua rotina para que obtenha sucesso financeiro em longo prazo.

Insira o hábito de controlar sua rotina e alcance seus objetivos pessoais

Portanto, não desista do seu processo, ainda que o fluxo financeiro ocorra de maneira gradual e não linear. Dessa forma, poderá alcançar seus objetivos em longo prazo e adotar uma postura positiva através de um controle inserido na sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?