É possível realizar um planejamento financeiro que direcione sua poupança por meio de um projeto pessoal que corrobore seus valores e permita que você defina metas flexíveis.
Poupança: planejamento de metas flexíveis
Muitas pessoas negligenciam a poupança, pois não podem selecionar valores fixos mensais para essa finalidade. No entanto, é possível que você tenha a poupança como o resultado de um fluxo comportamental habitual.
O conceito da poupança
Ao adotar a poupança como um conceito e não exatamente como a única forma de investimento, você pode realizar um planejamento financeiro flexível e eficiente. Sendo assim, separe seus gastos fixos de seus gastos variáveis e obtenha o mapeamento de toda a sua situação financeira atual.
Utilize ferramentas customizáveis para planejamentos
Para essa finalidade você pode utilizar o Trello ou outras ferramentas de gestão; o importante é que você obtenha clareza sobre a sua situação financeira atual e possa definir suas metas. Além disso, o Trello permite que você mova cartões para que possa customizar o planejamento; o que pode ser eficiente para que você foque em pequenas ações como metas iniciais.
Esse fluxo é possível desde que considere que a ideia de um planejamento financeiro flexível não é que você defina valores no início do seu processo.
A poupança como resultado de mudanças habituais
Sendo assim, a poupança se tornará apenas o reflexo de sua mudança referente aos seus hábitos de consumo e compra. Por isso, é importante que você coloque novos hábitos como suas metas. Dessa maneira, você poderá criar um fluxo produtivo e um novo caminho mental para lidar positivamente com suas finanças.
Faça trocas viáveis
Dentro desse novo conceito, você pode realizar pequenas trocas que sejam viáveis financeiramente. Por exemplo, é possível que você troque o cartão comum por um cartão de crédito oferecido foi uma fintech; bem como você pode realizar trocas relacionadas a conta corrente, considerando-se que as fintechs oferecem cartão de crédito sem anuidade e conta bancária digital com isenção total de tarifas; dessa forma você estará gerando economia sem abdicar dos serviços. Assim sendo, dentro do seu processo de planejamento financeiro flexível, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança.
Não abdique de controlar sua rotina
Conforme o tempo passar, você poderá definir valores fixos e redefinir suas metas pessoais. Entretanto, é muito importante que você não abandone o seu processo; já que ao abdicar desse planejamento financeiro, você não estará apenas abdicando da poupança, mas também estará deixando de registrar os fatos que ocorrem na sua rotina.