Poupança: mudar hábitos requer mais autocontrole e menos autocobrança

Elabore uma poupança e tenha ciência de que mudar hábitos requer mais autocontrole e menos autocobrança. Confira dicas importantes para essa finalidade!

Viabilizar uma poupança pode ser um desafio pessoal. Visto que muitas pessoas estão em uma situação financeira negativa e acabam negligenciando essa necessidade, ainda que tenham ciência da importância de ter uma poupança e uma reserva de emergência.

Todavia é necessário que entenda que é possível que você faça uma poupança, direcionando uma reserva de emergência, ainda que seja algo evolutivo, de modo que seja resolutivo considerando apenas um longo prazo. Pois é necessário que você coloque o seu foco em seus hábitos de rotina.

Poupança: mudar hábitos requer mais autocontrole e menos autocobrança

Ao direcionar uma poupança com foco em seus hábitos, você irá criar um círculo positivo de melhorias contínuas que gerarão impactos dinâmicos; o que será de grande valia para que você se torne uma pessoa econômica de maneira sustentável.

Faça trocas viáveis dentro da sua rotina

Dessa forma, é possível que você faça trocas viáveis dentro da sua rotina, de maneira que você direcione todos os valores economizados para a sua poupança, otimizando as suas finanças.

 É natural que muitas pessoas não acreditem em um planejamento financeiro com foco nos seus hábitos e acabem não realizando um planejamento por conta dos valores irrisórios que devem ser poupados. No entanto, é exatamente essa a ideia. Já que ao direcionar valores irrisórios, será criado um novo modelo mental que será seguido por você futuramente.

Dessa forma, você criará um fluxo positivo dentro das suas finanças, o que será de grande valia para que você alcance seus resultados pessoais através de um planejamento de metas em curto, médio e longo prazo. Ou seja, o planejamento financeiro com foco em seus hábitos possui metas. No entanto, no início do seu planejamento não é possível que você fixe os valores para a sua poupança; já que isso criará um contrafluxo dentro do seu próprio processo.

Direcione valores baixos para a poupança

Por isso, verifique em sua rotina o que você pode modificar que gerará economia, ainda que sejam valores baixos e direcione os valores para a poupança. Você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, por exemplo. Assim sendo, direcione o valor que seria dessa tarifa para a sua poupança.

Adquira hábitos saudáveis financeiramente 

Dessa forma, com o passar do tempo, você irá adquirir hábitos saudáveis financeiramente e modificará a sua relação com o seu dinheiro; o que é mais importante do que um processo rápido e pontual. Por isso, é necessário pensar a longo prazo e entender que o seu processo pode ocorrer de forma não linear. Portanto, tenha disciplina e paciência, pois mudar hábitos requer mais autocontrole e menos autocobrança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.