A poupança pode ser um hábito de rotina para pessoas que se cobram excessivamente, visto que, quando você foca na poupança como um hábito, você flexibiliza o seu planejamento financeiro pessoal. Muitas pessoas ficam aquém de suas metas pessoais pela ausência de uma poupança, visto que não sobra dinheiro para que direcione um valor considerável para essa finalidade.
Poupança flexível e a modificação conceitual dos seus hábitos
Entretanto, ao focar na poupança como um hábito, você torna flexível o seu planejamento e faz uma adaptação para o seu momento financeiro atual. É possível que você gere economia doméstica e direciona os valores para sua poupança, ainda que sejam valores baixos. Pois, dessa forma você irá criar um novo modelo mental que será muito importante para a sua relação futura com o seu dinheiro.
Foque no hábito de poupar
Por isso, antes de negligenciar a poupança porque não sobra dinheiro, pense sobre como você pode fazer para direcionar um valor todo os meses, ainda que seja um valor irrisório.
Você irá modificar a sua relação com o seu próprio fluxo pessoal
Dessa forma, você irá modificar a sua relação com o seu próprio fluxo pessoal, já que ao realizar uma poupança, você obtém maior clareza sobre o real caminho do seu dinheiro; bem como, o planejamento financeiro pessoal é uma maneira de registrar algo que já está acontecendo na sua rotina. Portanto, é melhor que você tenha esse controle.
Verifique possíveis trocas econômicas
Sendo assim, deve direcionar valores para a poupança, ainda que sejam irrisórios. Verifique possíveis trocas econômicas. Por exemplo, se você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão sem anuidade; assim sendo, poderá direcionar o valor para a sua poupança.
Certamente isso fará com que você questione seus impulsos de compra. Por isso, você pode criar um ciclo positivo financeiramente, ainda que você não possa direcionar valores consideráveis.
Crie um ciclo positivo para que você se relacione com as suas finanças
Sendo assim, você cria um ciclo positivo para que você se relacione com as suas finanças; o que mudará o conceito de que poupar dinheiro é um sacrifício pessoal.
Dessa forma, a poupança não será mais um fator de autocobrança, e visto que você irá perceber a mudança gradual em seu comportamento financeiro. Portanto, estabeleça as suas metas de forma realista e comemore suas mudanças. Tenha paciência com o seu processo, mudar hábitos requer disciplina e adaptabilidade.