Poupança e Seus Hábitos de Consumo – Entenda Essa Relação

A poupança deve ser viabilizada dentro de um planejamento pessoal 

A poupança deve ser direcionada de acordo com seus objetivos. Por isso, para viabilizar uma poupança é fundamental que você tenha foco através de um planejamento financeiro pessoal. 

Por isso, é importante que você faça tal como as empresas e separe os seus custos fixos de seus custos variáveis. Dessa forma, poderá ter uma clareza sobre o que entra e o que sai das suas finanças.

Questione seus hábitos de consumo

Além disso, é fundamental que você questione seus hábitos de consumo para que você possa criar novos hábitos de maneira que economize dentro da sua rotina.

Por isso, pode ser fundamental para viabilizar uma poupança que crie hábitos saudáveis através de trocas inteligentes. Por exemplo, é possível trocar o cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, sendo, inclusive, um ganho econômico e importante quando pensamos em longo prazo.

Trocas inteligentes e econômicas 

 Além disso, você pode trocar a conta bancária tradicional por uma conta em uma fintech, já que as instituições bancárias que disponibilizam o cartão de crédito sem anuidade também permitem que você solicite uma conta bancária.

 Além disso, você pode fazer mudanças em sua rotina, como diminuir o seu consumo de delivery, ou ainda, trocar uma TV a cabo por uma assinatura de streaming, por exemplo.

Essas são pequenas mudanças que direcionam sua rotina financeira e viabilizam uma poupança, já que através de pequenas economias você pode direcionar valores para essa finalidade.

Uma vez que é importante que alimente o hábito da poupança, mesmo que no início de seu planejamento financeiro você consiga direcionar valores relativamente baixos. Haja vista que posteriormente poderá aumentar esses valores, conforme suas finanças melhorarem.

Fluxos de rotina e mudanças direcionadas 

Sendo assim, a poupança é um hábito que deve ser corroborado por seus fluxos de rotina, no que diz respeito ao seu consumo diário.

Além disso, você pode aproveitar essa mudança para verificar se possui excessos de produtos que não foi utilizados para que você possa vendê-los pela internet. Ainda que você não consiga direcionar um valor elevado para uma poupança de imediato. Pois, todas essas mudanças podem ser significativas em um determinado prazo. Assim, permitindo que você alcance diversos objetivos pessoais e modifique a sua relação com o dinheiro. 

Por isso, a poupança deve ser direcionada de acordo com os seus planos. Assim sendo, poderá alcançar diversos objetivos e modificar hábitos que vão contra essa objetividade pessoal. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.