Poupança: dicas de planejamento e controle
A poupança pode ser um diferencial dentro de um processo de planejamento financeiro pessoal. Veja dicas relevantes!
A poupança pode ser um diferencial dentro de um processo de planejamento financeiro pessoal, ainda que você esteja em uma situação financeira negativa.
Poupança: dicas de planejamento e controle
É possível que você viabilize uma poupança de maneira orgânica para que você consiga criar um fluxo positivo dentro da sua situação financeira atual.
É importante que você conceitue a poupança como um processo
No entanto, é importante que você conceitue a poupança como um processo; de modo que você coloque o foco em seus hábitos de consumo e não nos valores que serão guardados.
Considere mapear os seus gastos fixos e variáveis
Por isso, você deve realizar um planejamento financeiro que considere mapear os seus gastos fixos e variáveis. Dessa forma, você poderá obter um relevante no cenário atual que direcione a sua trajetória para que você possa amparar trocas que sejam financeiramente saudáveis e sustentáveis.
É importante que defina metas pessoais
Você pode utilizar ferramentas de gestão, como o Trello, para que você possa realizar esse planejamento de forma customizada, Por conseguinte, é importante que defina metas pessoais, considerando o curto, médio e longo prazo.
Verifique em sua rotina quais são os seus gastos
Sendo assim, é relevante que você verifique em sua rotina quais são os seus gastos que podem ser modificados através de hábitos mais saudáveis, no que diz respeito à sua relação com seu dinheiro.
As fintechs entregam produtos bancários qualificados com isenção de taxas
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão de crédito sem anuidade. Da mesma maneira que você pode realizar essa troca quanto a sua conta bancária; já que as fintechs entregam produtos bancários qualificados com isenção de taxas para o cliente final.
Entretanto, no modelo de planejamento financeiro flexível, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança; ainda que os valores economizados com essas trocas sejam irrisórios.
Conceitue a poupança como o hábito de guardar
É importante que você conceitue a poupança como o hábito de guardar dinheiro, sem focar no valor monetário (no início). Pois, dessa forma, você estará alimentando um caminho financeiramente sustentável e saudável para o seu futuro; ainda que você consiga perceber essa mudança apenas em longo prazo.
Posteriormente, você poderá revisar suas metas e refazer esse fluxo. Entretanto, é fundamental que você não negligencie essa necessidade. Pois, ao abdicar do planejamento financeiro e da poupança, você está apenas deixando de registrar fatos que já estão ocorrendo na sua rotina, independentemente do seu controle.