Poupança: conceito habitual e flexível na sua rotina

É possível que você direcione valores para uma poupança através de um planejamento financeiro flexível. Veja dicas!

É possível que você direcione valores para uma poupança através de um planejamento financeiro flexível que considere sua situação financeira atual.

Poupança: conceito habitual e flexível na sua rotina

 A volatilidade do cenário econômico atingiu diversas pessoas nos últimos dois anos, fazendo com que muitas pessoas entrassem em um ciclo de endividamento por conta de uma situação financeira negativa. Entretanto, ainda que a sua situação orçamentária não esteja favorável, é relevante que você viabilize uma poupança.

A viabilização de uma poupança pode ser feita considerando suas necessidades de forma adaptada. Haja vista que o fato de não possuir um valor fixo para direcionar mensalmente para a poupança, faz com que muitas pessoas negligenciem o planejamento financeiro.

Faça um planejamento financeiro flexível

No entanto, quando você conceitua a poupança como um hábito, você pode realizar um planejamento flexível. Sendo assim, esse controle facilita a criação de um caminho mental que pode ser de grande valia para que você obtenha uma relação positiva com o seu dinheiro.

Por isso, é relevante que você faça um planejamento financeiro separando os seus custos fixos e variáveis. Dessa forma, você irá elevar o seu potencial para que possa obter clareza sobre suas possíveis mudanças.

Adquira hábitos financeiramente sustentáveis

É importante que você adquira hábitos financeiramente sustentáveis, por isso, essas mudanças não devem ser radicais. Você pode cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming, ou ainda, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem excelentes produtos bancários com isenção total de tarifas.

Não abdique do controle de suas finanças

Dessa forma, é possível gerar economia sem que você abdique do seu estilo de vida. Além disso, é relevante que você conceitue o planejamento financeiro como uma necessidade. Visto que ao negligenciar esse controle, você eleva o seu nível de endividamento; ao passo que controlar as suas finanças é apenas registrar o que já está acontecendo.

Por isso, é primordial que faça um planejamento, ainda que a sua situação financeira pessoal esteja negativa. Dessa forma, você pode verificar pequenas mudanças possíveis, gerando economia doméstica.

Adquira o hábito da poupança

Além disso, o planejamento financeiro permite que você adquira o hábito da poupança, ainda que você poupe valores baixos no início do processo. Posteriormente, você poderá adicionar valores fixos para essa finalidade. Ao conceituar a poupança como um hábito você diminui os seus impulsos de compra.

Assim sendo, planejar suas finanças pode fazer com que você planeje suas aquisições, modificando a sua relação com o seu dinheiro em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.