Você pode direcionar valores para uma poupança, considerando seus objetivos pessoais em longo prazo. Para isso, é importante que você faça uma espécie de mapeamento de suas finanças e considere seus hábitos de compra e consumo para que você faça da poupança um conceito.
Poupança: adote novos hábitos de consumo e direcione suas finanças pessoais
Primeiramente, você deve focar nos seus hábitos de compra e não nos valores monetários que serão guardados. Haja vista, a economia doméstica que será oriunda de suas mudanças comportamentais.
Faça trocas econômicas
Sendo assim, analise em sua rotina o que pode ser modificado para que você gere economia. Por exemplo, você pode trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta digital, bem como você pode trocar o seu cartão de crédito tradicional por um cartão de crédito sem tarifas, considerando que as fintechs são fontes de produtos bancários qualificados com isenção de taxas para o cliente final.
Separe seus custos e defina metas pessoais
Além disso, é importante que você faça um mapeamento de seus custos, separando-os entre fixos e variáveis. Dessa forma, você obterá o melhor cenário para direcionar novos hábitos. Você pode utilizar ferramentas próprias para a gestão pessoal, como o Trello, ou ainda, é possível que você utilize aplicativos de finanças para controlar os seus gastos de rotina e definir suas metas.
Dentro do conceito da poupança como um hábito é importante que você guarde o valor que seria dessa tarifa. Provavelmente, você irá guardar pequenos valores de forma frequente.
Foque nos seus hábitos de consumo
Por isso, não é viável que você foque nos valores monetários no início do seu processo; já que você estará criando uma visualização tangível e importante para que você sustente hábitos financeiramente saudáveis em longo prazo.
Posteriormente, você poderá revisitar o seu planejamento, modificar suas metas e direcionar valores fixos para alcançar seus objetivos. Todavia, é muito importante que você seja flexível com o seu processo, já que você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo pessoal ocorra de forma não linear.
Diversifique suas opções de investimento de modo seguro e planejado
Dessa forma, você poderá não apenas viabilizar uma poupança, como também poderá estudar o mercado de investimentos e diversificar suas opções, considerando as demais opções de renda fixa disponíveis no mercado.
Entretanto, é muito importante que você foque nos seus hábitos para que você construa uma relação positiva com suas finanças pessoais em longo prazo.