O planejamento financeiro pessoal pode ser adaptado para que você viabilize uma poupança focando em novos hábitos de compra e consumo.
Poupança: a flexibilidade no seu planejamento financeiro
É comum que muitos abdiquem da poupança porque não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, você pode direcionar o planejamento financeiro pessoal e conceituar a poupança como um hábito, e não focar somente nos valores monetários guardados.
A flexibilidade no planejamento financeiro permite que você conceitue a poupança como um conceito; o que é muito importante para que você crie um caminho financeiramente positivo e sustentável em longo prazo. Para iniciar o seu processo é fundamental que você faça um planejamento financeiro, separando os seus custos entre fixos e variáveis e definindo metas iniciais.
Controle suas finanças
Assim sendo, para isso você pode utilizar o Trello ou aplicativos próprios para a gestão financeira; o mais importante é que você controle seus hábitos e direcione todos os valores economizados para a poupança.
O foco desse direcionamento não deve ser o valor monetário, e sim a frequência de depósitos. Haja vista a obviedade de que, quanto mais depósitos realizar, maior será o volume de hábitos modificados.
Você pode trocar pequenos serviços ou produtos na sua rotina. Por exemplo, é possível que você troque o cartão de crédito atual por uma opção isenta de tarifas. Haja vista a facilidade que as fintechs oferecem no mercado no que tange a cartão de crédito, conta corrente digital e outros serviços bancários importantes.
Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar de um serviço importante para a sua rotina. Além disso, é possível que você centralize os seus gastos no cartão de crédito e controle o seu consumo de forma facilitada por meio do aplicativo da própria fintech.
Refaça o seu planejamento periodicamente
Com o passar do tempo você poderá (e deverá) modificar seus hábitos financeiros e definir metas maiores e valores fixos para a sua poupança. Entretanto, é muito importante que você tenha cuidado para que o seu planejamento financeiro não se torne um ciclo de autocobrança. Uma vez que ao se cobrar excessivamente, você tende a abandonar todo o seu processo e voltar aos hábitos anteriores, que são nocivos financeiramente.
Seja flexível e paciente com o seu processo
Sendo assim, seja flexível com o seu processo e comemore pequenas mudanças. Dessa forma, você estará criando um caminho positivo para a sua relação com suas finanças pessoais; o que será de grande valia para as suas metas futuras, principalmente, considerando os seus planos em longo prazo.