Pós-Covid: Queda de cabelo também pode ser uma consequência

photo-1579083390476-968b47fe96f2
Banco de Imagens: Unsplash

São inúmeras as ocorrências relacionadas após a infecção da Covid-19. Perda de paladar, olfato, tosses, problemas de micção, neurológicos, depressão, entre muitos outros, entretanto, há uma condição que para muitos ainda é desconhecida, a queda de cabelo.

A queda de cabelo como efeito pós-covid, acaba sendo mais precoce do que em outras doenças, ocorrendo entre seis a oito semanas após a infecção.

Apesar disso, a consequência é temporária e a regeneração dos fios acaba acontecendo de forma natural, por meio dos seus ciclos constantes de crescimento.

Vale lembrar, que é normal apresentar perda de cabelo no dia a dia. Em média caem cerca de 150 fios, devido a este processo de renovação.

Já no caso do efeito pós-covid, esta queda é sentida de forma mais abrupta, levando alguns indivíduos a se preocuparem com o quadro, buscando auxílio médico. Há pacientes ainda que têm a autoestima comprometida, diante desta queda, visto que já possuem pouca quantidade de fios, como é o caso de alguns homens calvos.

Por que ocorre a queda de cabelo pós-covid?

photo-1557353425-6c61136de070
Banco de Imagens: Unsplash

Como tudo é novo em relação à Covid-19, a prolongação das consequências da doença ainda gera muitas dúvidas e incertezas, inclusive, pelos pesquisadores.

Apesar disso, alguns dermatologistas apontam a febre como uma das causas dessa perda significativa de fios. Isso porque foi constatado que pacientes que sofreram com altos picos de febre apresentaram maior queda de cabelo.

Além disso, a infecção pela Covid-19 gera uma redução no oxigênio nos pacientes. Além da dificuldade respiratória, esta redução também interfere na qualidade do folículo capilar, que necessita de oxigenação para seu desenvolvimento.

Ainda segundo uma pesquisa realizada pelas universidades dos Estados Unidos, do México e da Suécia, dentre 48 mil pacientes infectados pela covid, 25% apresentaram a queda de cabelo.

O prolongamento de outros sintomas também foi apontado pela pesquisa, tais como fadiga (58%), dor de cabeça (44%), dificuldade de atenção (27%) e falta de ar (24%).

Veja também: Mal súbito e arritmias estão entre as principais sequelas pós-Covid

O que fazer?

Como destacado mais acima, o próprio processo de renovação capilar garante a recuperação dos fios após a queda, por isso é necessário ter um pouco de paciência.

Para pessoas que já apresentam doenças prévias ou condições hereditárias que favorecem a calvície, a recuperação pode não ser 100%, por isso, buscar uma orientação médica é a melhor solução.

Atualmente, há diversos tratamentos que auxiliam no crescimento e fortalecimento dos fios. Nos casos de alopecia, aplicações de lasers, loções e até cirurgias de implantes são estratégias comumente usadas.

Também é importante investir em uma alimentação equilibrada, a fim de garantir os nutrientes necessários, que irão ajudar no restabelecimento da saúde e regeneração do organismo, incluindo, o crescimento capilar.

Durante este período, evitar fatores que prejudicam o desenvolvimento do folículo, tais como uso de produtos químicos, tabagismo, excesso do consumo de álcool e estresse também ajuda a acelerar o processo.

 

Leia também: Má alimentação e estresse estão entre as principais causas de queda de cabelo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.