Português no vestibular da Unicamp: confira assuntos mais cobrados

O vestibular da Unicamp é um dos mais visados pelos estudantes pela excelência da instituição. Por isso, a concorrência do processo seletivo é alta. Diante disso, para garantir um bom resultado, é preciso se preparar bem para todas as disciplinas, principalmente para os assuntos que costumam gerar dúvidas durante as avaliações.

Uma das disciplinas mais temidas em provas de concursos e vestibulares é a de Língua Portuguesa. Pensando nisso, apresentamos abaixo os assuntos de português que você não pode deixar de estudar para o vestibular da Unicamp com base em provas e editais anteriores. Confira!

O que cai na prova de português?

A prova da Unicamp costuma ser bem contextualizada, trazendo temas atuais e assuntos que estão em destaque na imprensa. Portanto, para mandar bem na prova de redação e no exame como um todo, é preciso estar por dentro das atualidades.

É possível que algum texto com questões atuais apareça na prova de português, por exemplo. O assunto mais cobrado nessa disciplina é a interpretação de texto. Por isso, ao se preparar para o exame, ler e realizar exercícios de interpretação e de compreensão de texto é crucial.

Nesse mesmo sentido, o candidato deve dominar os gêneros discursivos, tendo conhecimento sobre a sua estrutura formal e sua caracterização informal, por exemplo. Conhecer os gêneros e tipologias textuais também ajudará o estudante a responder algumas questões.

Outro tópico sempre presente na prova de português da Unicamp é gramática. Assuntos como aspectos dos verbos, concordância verbal e nominal costumam aparecer nas questões. Além disso, o candidato precisa usar os seus conhecimentos sobre a sintaxe da língua portuguesa para resolver questões sobre as relações de coordenação e de subordinação entre orações.

Os assuntos da área de morfologia também não ficam de fora do exame, portanto é preciso estudar a estrutura das palavras, os processos de formação e conhecer as características de cada uma das dez classes de palavras. Questões sobre a estilística, que envolve as variações da língua e a sua utilização em diversos contextos, também podem aparecer.

Por fim, a prova traz também questões sobre literatura. É crucial estudar as escolas literárias e conhecer as obras mais importantes da literatura brasileira.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.