Portabilidade de salário é uma das possibilidades de conquistar crédito

Transferência é automática e gratuita

Você sabe como funciona a portabilidade de salário? Essa conta é aberta pelo empregador. Ela serve para receber, mensalmente, as remunerações.

Contudo, é possível optar pela transferência automática delas para outra conta. Hoje, terça-feira, 28 de março, o Notícias Concursos explica tudo sobre ela, bem como funciona a portabilidade de salário.

Leia mais: Martelo batido, Governo Lula se posiciona quanto a liberação do 14º salário do INSS

O que é portabilidade de salário?

Ela corresponde justamente à transferência automática da remuneração recebida em conta salário para outra conta do mesmo titular. Mas, a conta salário funciona igual à conta-corrente? Não. Essa é uma conta que serve tão apenas para o recebimento da remuneração mensal. Por isso, não é possível usá-la para fazer pagamentos, transferências ou uso de cartão de débito.

É por isso, então, que a portabilidade se apresenta. Ela permite que a instituição da conta salário faça a transferência direta do valor para a sua conta-corrente. Aí, sim, você pode usar o dinheiro como quiser.

Como funciona?

Primeiramente, saiba que ela é gratuita, de acordo com regras impostas pelo Banco Central. Isto é, as instituições não podem cobrar taxas para fazer a transferência dessa conta salário para outra de sua preferência.

Assim, basta contatar o banco da conta salário e informar qual é a conta-corrente para a qual você deseja fazer a portabilidade salarial. Para isso, tenha em mãos o número da conta, agência e nome da instituição que deverá receber o valor.

Desse modo, a transferência ocorre automaticamente e no mesmo dia em que a remuneração cai. Com isso, facilita a vida do trabalhador. Contudo, caso o pagamento salarial ocorra após às 17h, então a portabilidade de salário, ou seja, a transferência, ocorrerá no primeiro horário do próximo dia útil.

É possível pedir a portabilidade salarial para qualquer instituição?

Sim, independentemente de qual seja a que receba o salário do empregador e para qual se deseja transferir. Esse é um direito garantido ao trabalhador.

Mais detalhes sobre a portabilidade

Quem tem condições de solicitar

Qualquer colaborador do setor privado ou público, que tenha um vínculo empregatício, bem como que receba o salário através da folha de pagamento.

Como fazer a solicitação

É possível solicitar o processo de portabilidade diretamente em uma agência da instituição onde a conta-salário foi aberta pelo empregador. Contudo, também se consegue através dos canais digitais, tal como Internet Banking ou aplicativo do banco onde se deseja receber a remuneração. Contudo, atenção: essa conta em que se receberá o salário deve ser em nome do titular, pois a portabilidade não tem permissão para ter outra titularidade.

Prazo onde a portabilidade é atendida

Após receber a solicitação, a instituição onde se tem conta-salário retorna o processo em, no máximo, 10 dias úteis se aprovado ou não. Tão logo é solicitada, bem como efetivada, a transferência da remuneração é automática, feita no dia em que o colaborador receberá.

Tarifa

Para a portabilidade de salário não existem cobranças de tarifa. Isso vale para a solicitação, o cancelamento ou para realizar a transferência automática do salário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.