Por que ter uma planilha de estudos vale a pena

Saber aproveitar o tempo é um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes que estão se preparando para um exame, pois muitos têm uma vida corrida e atarefada e nem sempre conseguem conciliar essas demandas com os estudos. Nesses casos, fazer um planilha pode ser uma estratégia interessante.

Uma planilha de estudos ajuda a tornar o aprendizado mais eficiente além de aumentar a produtividade. O primeiro passo para isso é se organizar. Então, você pode elaborar um pequeno cronograma com os dias que tem até a prova e as matérias que precisa dar conta até lá. Em seguida, defina um ciclo de estudos, ou seja, quantas horas por dia via dedicar a cada disciplina, levando em consideração seu ritmo de aprendizado.

Como fazer?

Comece aos poucos, com as matérias mais simples para você. Não tente fazer tudo de uma vez. Intercale os assuntos e, se possível, estude 1 hora de cada disciplina e registre tudo na sua planilha. Além disso, estabeleça prioridades. Determine quais conteúdos merecem mais atenção ou mais tempo e procure suporte para entendê-los. Se possível, defina uma coluna com os horários de início e fim de cada momento de estudo.

Durante os estudos, não fique apenas na leitura. Pratique exercícios e outras atividades e controle seu processo de aprendizagem e anote seu progresso na planilha. Aprender não é uma tarefa passiva. Portanto, faça sua parte. Inclua na sua organização a elaboração resumos, mapas mentais, momentos para videoaulas e para responder a questionários.

Comprometa-se com seu objetivo. Não adianta criar uma planilha e não cumpri-la por falta de responsabilidade. Por isso, mantenha a determinação e desenvolva um hábito de estudar um pouco todo dia. Nesse sentido, uma dica é anotar seus compromissos numa agenda ou calendário para se manter sempre organizado e não perder nenhum prazo. A atualização da planilha ao fim do dia, da semana ou do ciclo de estudos é um dos compromissos a cumprir.

Por fim, ao criar a sua planilha, preze por uma organização bem ilustrada, que facilite a visualização. Então, escolha diferentes cores para as disciplinas e separe colunas para fazer o controle de seu progresso. Com isso, além de ter maior segurança, será mais simples de aumentar a sua produtividade no dia a dia de estudos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos gratuitos.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.