Pontuação: resumo para ENEM e Vestibulares

Um resumo completo com as principais regras de pontuação

Pontuação: tudo o que você precisa saber para ENEM e Vestibulares

A pontuação é um assunto extremamente importante dentro das provas de português, principalmente quando pensamos no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e nos vestibulares.

Isso acontece porque o tema é cobrado não somente na forma de questões, mas também no seu uso prático: você precisa saber usar a pontuação corretamente para escrever um bom texto (uma redação, por exemplo) ou para responder uma questão dissertativa.

Dessa forma, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas das principais regras de pontuação que você precisa dominar para conseguir um bom desempenho no ENEM e também nos vestibulares. Vamos conferir!

1) Vírgula

A vírgula é um sinal gráfico que pode ser usado para indicar uma pausa no discurso. Ela pode ser empregada também para separar termos que tenham a mesma função sintática, como o aposto.

2) Ponto

O ponto pode ser empregado para finalizar uma ideia, um discurso, uma frase ou uma abreviação.

3) Aspas

As aspas podem ser utilizadas em casos de citações ou para enfatizar expressões/termos. Você também pode usar para citar repertório dentro da sua redação.

4) Dois pontos

Muitas pessoas ainda ficam confusas com o uso dos dois pontos e acabam cometendo erros. Porém, usá-los não é difícil: eles podem ser usados para introduzir uma fala, uma enumeração ou, ainda, anteceder uma explicação.

5) Ponto de interrogação

O ponto de interrogação é empregado para indicar uma pergunta. Ele pode ser encontrado no final das frases diretas ou indiretas.

6) Ponto e vírgula

Podemos usar o ponto e vírgula quando precisamos separar uma relação de diferentes termos ou, ainda, quando temos várias orações em uma única frase.

7) Ponto de exclamação

O ponto de exclamação possui diversas funções. Ele pode, por exemplo, indicar espanto, entusiasmo, ordem, desejo ou surpresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.