Considere a poupança como parte de um processo financeiro pessoal que pode ser viabilizado de forma positiva e gradativa.
Pontos importantes para a elaboração da poupança
É comum abdicar da poupança quando não se pode direcionar valores fixos para essa finalidade. Contudo, é possível elaborar um planejamento flexível e direcionar valores organicamente para essa objetividade. Ao elaborar uma poupança de forma flexível, estará criando um processo financeiro gradativo; o que é muito importante para o seu sucesso em longo prazo.
Analise seus hábitos de compra e faça trocas econômicas
Sendo assim, considere analisar seus hábitos de compra e consumo e verifique o que pode modificar na sua rotina atual. Por exemplo, pode ser viável realizar pequenas trocas, ainda que os valores economizados sejam irrisórios, como trocar o seu cartão de crédito comum por um cartão sem tarifas. O mais importante do seu processo é que poupe os valores economizados. Dessa maneira, estará criando um caminho positivo para lidar com o seu fluxo financeiro pessoal.
Foque na frequência de depósitos direcionados para a poupança
Portanto, não foque nos valores monetários no início do seu planejamento e sim na frequência de depósitos realizados. Pois essa frequência é uma visualização tangível de suas mudanças comportamentais e do seu questionamento quanto aos seus impulsos de compra.
Com o passar do tempo, pode ser viável refazer o seu processo e direcionar valores exatos para o seu fluxo financeiro pessoal, o mais importante é que crie um processo positivo no momento atual, de modo que não eleve o seu endividamento e descontrole financeiro.
Conheça outras opções de renda fixa de forma planejada
Além disso, é válido ressaltar que a poupança não precisa ser a sua única opção, pois ela pode ser parte de um fluxo resolutivo na sua rotina e um conceito para questionar novas compras.
Por isso pode ser importante conhecer o mercado de investimentos e considerar outras possibilidades de renda fixa, como o tesouro direto e o certificado de depósito bancário, por exemplo.
Elabore um planejamento flexível e não deixe de controlar suas finanças pessoais
Já que são opções que prometem rentabilidade acima da poupança com baixo risco. Contudo, qualquer opção de investimento deve ser estudada e planejada para que abdique do seu controle. Sendo assim, é importante que seja flexível com o seu processo e não deixe de controlar o seu fluxo financeiro pessoal, ainda que suas metas sejam alcançadas de forma não linear.