A poluição por nutrientes impacta severamente o meio ambiente, pois prejudica a qualidade da água, destrói ecossistemas e perturba espécies de plantas e animais.
Um excesso de nitrogênio e fósforo faz com que as algas cresçam mais rápido do que os ecossistemas podem suportar, resultando no crescimento de florações de algas.
Essas florações de algas produzem toxinas que são prejudiciais aos peixes e outras formas de vida aquática.
A proliferação de algas também é prejudicial para os ecossistemas, pois impede que a luz solar atinja as plantas, o que as impede de crescer.
Além disso, essas florações causam zonas mortas na água, resultando em uma diminuição do oxigênio para a vida aquática.
A poluição por nutrientes na atmosfera causa chuva ácida que danifica cursos de água, florestas e pastagens.
Causa aumento da acidez nos corpos d’água, o que é mortal para a vida aquática, e dissolve nutrientes vitais que as árvores e plantas precisam para sobreviver, como magnésio e cálcio.
A poluição por nutrientes no ar também contribui para a formação de outros poluentes atmosféricos .
Onde acontece a poluição por nutrientes?
A poluição por nutrientes da agricultura é um grande problema nos Estados Unidos. Em 2018, a Flórida teve quantidades recordes de proliferação de algas , estendendo-se por mais de 160 quilômetros ao longo da costa do Golfo.
Isso foi prejudicial para peixes, tartarugas e golfinhos e hospitalizou mais de uma dúzia de pessoas.
Existem também zonas mortas no Golfo do México e na Baía de Chesapeake. Em 2020, a zona morta no Golfo do México cobria aproximadamente 4.880 milhas quadradas.
Em média, a zona morta da Baía de Chesapeake cobre entre 0,7 e 1,6 milhas cúbicas durante os meses de verão, quando a água está mais quente e os níveis de oxigênio estão mais baixos.
A proliferação de algas também é um grande problema no Lago Erie, que abrange os EUA e o Canadá. A principal fonte de poluição por nutrientes no lago é o escoamento agrícola.
Os governos de ambos os países e várias organizações ambientais trabalham há décadas para reduzir a poluição no lago, uma vez que ameaça a saúde do meio ambiente e dos seres humanos.
Mitigação
Reduzir a poluição por nutrientes é crucial. Nos Estados Unidos, a EPA (Environmental Protection Agency) está trabalhando para combater a poluição por nutrientes, promovendo a colaboração das partes interessadas e supervisionando os programas regulatórios.
Em um programa regulatório, a EPA revisa e aprova os padrões estaduais de qualidade da água.
A EPA também realiza divulgação desenvolvendo materiais comunitários para aumentar a conscientização pública sobre o problema, comunicando as informações científicas mais recentes às partes interessadas e organizando programas de divulgação.
A EPA também criou parcerias e fornece aos estados orientação técnica e recursos para ajudá-los a desenvolver critérios de qualidade da água para nitrogênio e fósforo.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Dicas de documentários sobre Biologia Marinha.