Como funcionam as luzes solares? Entenda para estudar!

O assunto pode ser cobrado em concursos e vestibulares

As luzes solares absorvem a energia do sol durante o dia e a armazena em uma bateria que pode gerar luz quando a escuridão cair.

Como os painéis solares usados ??para gerar eletricidade, as luzes solares usam tecnologia fotovoltaica. Eles podem ser usados ??para uma variedade de fins internos e externos, desde iluminar ruas até iluminar casas e jardins, e são particularmente úteis em locais e circunstâncias onde não é possível conectar a uma rede elétrica central.

Como funciona a iluminação solar

As luzes solares usam células fotovoltaicas, que absorvem a energia do sol e criam uma carga elétrica que se move através do painel . Os fios da célula solar se conectam à bateria, que converte e armazena a energia como energia química até que seja necessária.

A bateria mais tarde usa essa energia para alimentar uma lâmpada LED (diodo emissor de luz). O diodo é um semicondutor que permite a passagem de elétrons entre seus dois pontos, criando energia eletromagnética na forma de luz durante as horas de escuridão.

A tecnologia LED gera luz até 90% mais eficientemente do que a iluminação incandescente e fluorescente, tornando-a ideal para sistemas de iluminação solar.

Em vez de queimar como uma lâmpada tradicional, as lâmpadas LED simplesmente escurecem com o tempo.

Mas sua vida útil típica é muito mais longa do que uma lâmpada tradicional: dezenas de milhares de horas contra as 1.000 horas de uma lâmpada incandescente ou 3.000 horas para uma lâmpada halógena.

E então, o que achou do tema? Ele pode ser abordado em provas de vestibulares, do Enem (que já está se aproximando!), assim como de concursos públicos.

Não deixe de ler também: Atualidades: Países emergentes são afetados pela falta de energia renovável

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.