Poder da observação no trabalho: Entenda qual é

poder da observação no trabalho pode ser percebido desde o primeiro momento em que é posto em prática.

Neste texto, portanto, apresentamos todos os fatores positivos que a observação pode desencadear no seu dia a dia de trabalho. Além disso, também damos algumas dicas importantes para começar a praticar a observação. Acompanhe!

Qual o poder da observação no trabalho?

O poder da observação no trabalho perpassa questões que envolvem os relacionamentos interpessoais, a sua imagem profissional e até mesmo a aquisição de novos conhecimentos.

Ou seja, a observação promove muitos benefícios para todos. Veja abaixo com mais detalhes:

1. Diminui a necessidade de retrabalho

Quando observamos a forma como se executa algo em específico, aprendemos muito mais e, no momento de pôr o conhecimento em prática, a necessidade de retrabalho é quase nula. Afinal, temos muitas informações importantes em nossa mente.

2. Faz você adquirir experiência

Observar pessoas experientes faz com que você também adquira essa experiência. Afinal, quem nunca observou um mentor e se sentiu inspirado por meio das falas dele? E, depois disso, sentiu que tinha muito mais experiência e preparo para lidar com as mais diversas situações? Pois é!

3. Impede que você aja por impulso

O poder da observação no trabalho também impede que você aja por impulso. Isso porque você estará atento à linguagem corporal da outra pessoa, além de ter uma visão mais clara na hora de avaliar as situações com mais racionalidade e clareza.

4. Diminui os seus julgamentos internos e estimula a empatia

Quando observamos melhor as outras pessoas, conseguimos conhecer um pouquinho mais sobre elas. Esse conhecimento nos ajuda a ser menos julgadores, pois compreendemos a situação alheia com mais clareza e nos tornamos mais empáticos.

Isso, consequentemente, impacta em nossos relacionamentos e faz com que sejamos menos egoístas.

5. Melhora a sua capacidade intelectual

O poder da observação no trabalho também está envolvido com a nossa capacidade intelectual, uma vez que, observando, temos mais dados e informações sendo absorvidos.

E tudo isso que absorvemos se transforma em conhecimento e experiência para as mais diversas situações mais tarde.

Como colocar o poder da observação no trabalho em prática?

Mas afinal, como é possível colocar o poder da observação no trabalho em prática? Veja algumas dicas:

  • Aprenda a escutar os demais: Ouça ativamente o que as pessoas falam. Olhe nos olhos, repare nos comportamentos e gestos.
  • Quando estive em grupo, escute mais e fale menos: Ouvir as outras pessoas enquanto elas interagem também pode lhe ajudar a ter uma visão mais profunda sobre cada uma delas.
  • Faça anotações sobre o que acontece em sua volta: Assim você cria um senso crítico sobre o que observar e absorver.
  • Exercite a paciência e preste atenção no aqui e agora: Às vezes, observar pode parecer monótono. Aqui você deverá exercitar a sua paciência e sempre tentar trazer os pensamentos para o “aqui e agora”, quando a sua mente devanear.

Agora é hora de colocar o poder da observação no trabalho em prática! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.