5 plantas de sombra para ter em casa

Confira quais as melhores espécies para cultivar

Todo mundo sabe que uma casa cheia de plantas é muito mais feliz, além de aumentar o auto astral do ambiente. As plantas, ainda, são ótimas para melhorar a qualidade do ar. E, se você pensa que por ser um ambiente fechado ou de sombra, não poderá ter plantas para deixar seu lar ainda mais completo, está enganado! Na verdade, existem algumas espécies de plantas que preferem a sombra e se dão melhor em locais fechados. Sendo assim, veja nesse artigo, 5 plantas de sombra para ter em casa. Escolha uma espécie e comece o cultivo para ter sua casa ainda mais alegre e feliz!

Plantas de sombra para ter em casa -- Reprodução Canva
Plantas de sombra para ter em casa — Reprodução Canva

Plantas de sombra

As plantas de sombra são aquelas que acabam não precisando de calor ou qualquer tipo de luz do sol no dia a dia e, diferentemente das plantas de meia sombra, por exemplo, essas espécies são capazes de sobreviver bem sem claridade ou sol algum.

Além das plantas que serão citadas no artigo, existem diversas outras espécies que podem sobreviver sem sol e, muitas vezes, até com pouca quantidade de água também. Tudo vai depender do tipo da espécie! Assim, isso faz com que a planta seja mantida com mais facilidade e é perfeito para quem tem aquela rotina mais agitada e não tem muito tempo para cuidar das plantas.

Marantas

As marantas são versáteis em praticamente todos os tipos de decorações, e possuem diferentes tons de verde e folhas que se misturam entre o rosa e roxo. O ideal é manter as folhas em locais de meia-sombra, como próximo das janelas ou sacadas. Essa espécie, porém, não gosta da exposição solar direta.

Antúrio

Os antúrios são plantas tradicionais de vasos que ficam dentro de casa. Além disso, eles têm um ar mais vintage, perfeito para quem gosta dessa decoração mais leve. Já suas folhas, tem um formato de coração e possuem flores de diversas cores. Não necessariamente precisa de muitos cuidados e, o mais importante, não precisa da luz do sol direta para se desenvolver. Assim, pode ficar em ambientes internos sem muitos problemas.

Mantenha o solo u?mido e, em dias muito secos, borrife a?gua nas folhas. Tome cuidado para na?o deixar o solo encharcado, pois as rai?zes podem apodrecer.

Jibóia

Esta é uma espécie de clima tropical, acostumada a viver sob a sombra de outras plantas. Ela pode também ser cultivada como uma planta pendente ou, então, fazer com que se agarre a um apoio para subir como uma trepadeira. Basta manter ela na sombra e deixar o solo úmido.

Samambaias

Já as samambaias, são as queridinhas de quem tem plantas em casa. Porém, seu cultivo não é muito simplificado e, por isso, você deve prestar atenção todos os dias em sua desenvoltura, para que elas cresçam mais e mais e sejam saudáveis. Já em relação a luminosidade, ela se dá bem em ambientes de sombras ou meia sombra e são ótimas para colocar no banheiro.

Cactos e suculentas

Essas plantas precisam estar perto de uma janela sempre e, por isso, você deve ter muita atenção para cuidar delas de forma correta. Assim, regue apenas em caso de solo seco e não deixe a planta muito exposta ao sol. Verifique qual o tipo de suculenta e cacto que você deseja ter e faça os cuidados necessários de acordo com a espécie.

Plantas que gostam de sombra e umidade 

Além das plantas que gostam de sombra, existem também as sombras que gostam de umidade. Essas espécies são ótimas para decorar o banheiro, já que tem a sombra e umidade necessárias. Além disso, elas são ótimas para cultivo, pois são muito fáceis de manter. As plantas que gostam desse ecossistema são muitas e, dentre elas, podemos destacar, por exemplo, a costela de Adão, a Avenca, entre muitas outras que são ótimas para regiões mais unidas e sem contato direto com o sol.

Plantas de sombras com flores

Existem ainda aquelas plantas que ficam bem na sombra e também possuem flores. Essas espécies são lindas e ótimas para a decoração do banheiro, pois muitas delas são plantas que caem e tem um aspecto lindo para deixar sua casa ainda mais aconchegante e charmosa.

São elas: o lírio da paz, que com suas flores brancas pode deixar qualquer ambiente ainda mais sofisticado; a flor de cera, que é muito delicada, porém exige maiores cuidados para que ela continue viva por anos, de forma bonita e saudável.

Aposte nas espécies ditas nesse artigo para garantir um ambiente com decoração natural e bastante viva! Com certeza fará a diferença!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.