A Transparência busca democratizar o acesso a informações, assegurando um tratamento transparente e isonômico, ao mesmo tempo que garante o fornecimento de informações corretas e consistentes sobre a economia e o sistema financeiro brasileiro.
Vale destacar que, ao propiciar o fortalecimento da cultura da transparência pública no Banco Central do Brasil (BCB), o PDA/BC reforça a credibilidade e a imagem institucional, bem como contribui para o cumprimento da sua missão de “Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.”, destaca a própria instituição.
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) do Banco Central do Brasil (BCB) se alinha com a estratégia do Governo Digital, informa a plataforma oficial.
Um marco interno importante é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), o qual constitui relevante instrumento de governança corporativa, imprimindo direcionamento estratégico ao Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) ao estabelecer os princípios, diretrizes e objetivos estratégicos, todos concernentes à tecnologia da informação e à comunicação desta Autarquia.
De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o PDTI consolida as principais necessidades de TIC das áreas de negócio, bem como o investimento e a manutenção da própria infraestrutura de TIC, imprescindíveis ao suporte às necessidades da Instituição.
Ainda do ponto de vista institucional, outro marco regulatório interno fundamental para o PDA foi a Política de Governança da Informação (PGI) do Banco Central do Brasil (BCB). Tal Política foi instituída pela Portaria nº 75.113, de 19 de fevereiro de 2013, – e atualizada pela Portaria 90.187, de 17 de agosto de 2016, antecipando muitas das obrigações previstas no próprio Decreto nº 8.777, de 2016, tal como a previsão de que as bases de dados da Instituição sejam inventariadas em um catálogo de informações.
Por fim, o Banco Central do Brasil (BCB), como integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), deve estar alinhado às estratégias definidas para toda a Administração Pública Federal (APF) constantes da Estratégia de Governança Digital (EGD). Nesse sentido, o Banco Central do Brasil (BCB) pauta sua atuação em três eixos estratégicos – Acesso à Informação, Prestação de Serviços e Participação Social, informa a instituição.