Planejamento Financeiro Pessoal e a Definição de Seus Objetivos

Planejamento financeiro pessoal e a viabilização de uma poupança 

O planejamento financeiro pessoal exige definições direcionadas quanto aos objetivos. Por isso, é importante que direcione suas finanças de forma assertiva para que crie hábitos que amparem suas necessidades em curto,  médio e longo prazo.

A pessoa que direciona suas finanças, aumenta suas chances de viabilização de uma poupança. Bem como, pode diversificar investimentos. Inclusive, investindo em opções que lhe amparem em longo prazo.

No entanto, para que o seu planejamento financeiro siga um fluxo positivo, é importante que você faça um alinhamento atual de demandas. Ou seja, você precisa ter clarificação sobre o quanto você gasta e o quanto deve. Dessa forma, poderá direcionar seu orçamento para que tenha outros objetivos que viabilizem as suas finanças.

Custos fixos e variáveis 

Primeiramente, é importante que faça uma separação do que você tem como custo fixo e custo variável. Basicamente, o seu custo fixo é o seu custo de vida, como as suas contas de consumo, o fornecimento de água, energia elétrica, telefone, gás, internet etc.

Já os custos variáveis são os demais gastos, aqueles que você pode adiar, por exemplo, a compra de um produto ou uma assinatura que pode ser uma conta fixa, porém, se você cancelar o serviço não vai fazer tanta diferença, como uma assinatura de streaming, por exemplo. 

Posteriormente a essa análise, você terá que direcionar um valor para a poupança, ainda que você seja uma pessoa endividada, é importante que você alimente esse hábito. Sendo assim, em um primeiro momento, é importante que você foque em novos hábitos e, posteriormente, poderá elevar esses valores dentro do seu fluxo financeiro pessoal.

Alimente o hábito da poupança dentro do seu planejamento financeiro pessoal 

Por exemplo, ao direcionar um valor para uma poupança, por mais irrisório que pareça neste primeiro momento, você está alimentando um hábito que, com o passar do tempo, tende a crescer e se tornar natural.

Dessa forma, guardar dinheiro para você será algo mais natural e não um sacrifício. Da mesma maneira, como ocorre quando você questiona seus hábitos de consumo.

Pois, no começo pode ser difícil não obedecer aos seus impulsos de consumo. Porém, com o passar do tempo, o hábito de questionar aquilo é realmente necessário será implícito. Sendo assim, são pequenos ajustes que alteram positivamente a sua rotina e viabilizam o seu planejamento financeiro pessoal.

Por isso, é fundamental definir seus objetivos e direcionar seus fluxos financeiros, através do foco em novos hábitos de consumo, direcionando suas finanças em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.