O planejamento financeiro pessoal é muito relevante e não deve ser negligenciado, ainda que a sua situação financeira esteja negativa. Por isso, é importante que você realize um planejamento, direcionando suas finanças, considerando diversos fatores. Veja alguns pontos de atenção e direcione seu plano financeiro!
Planejamento financeiro eficiente: confira dicas relevantes
Para que você possa realizar um planejamento financeiro eficiente, é muito importante que você direcione valores economizados para a sua poupança.
Você deve analisar a sua situação atual
No entanto, primeiramente e obedecendo a ordem do fluxo financeiro, você deve analisar a sua situação atual, de modo que consiga entender quais são suas possíveis ações econômicas e, por fim ,guardar os valores economizados.
Sendo assim, faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação financeira; no qual você irá verificar quais são os seus gastos fixos e quais são os seus gastos variáveis.
Gastos fixos e variáveis
De maneira geral, os gastos fixos são os gastos relacionados à manutenção de rotina, como o fornecimento da água, energia elétrica, internet, telefone, aluguel, supermercado, plano de saúde etc. Depois de obter tais dados, é possível viabilizar uma poupança. Dessa forma, é importante que você verifique dentro da sua rotina o que pode ser trocado.
Trocas financeiramente viáveis
Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, bem como você pode realizar essa troca referente a sua conta bancária, trocando uma conta tradicional, que possui pacote de tarifas, por uma conta digital. Visto que as fintechs prestam serviços bancários com isenção de tarifas. Dessa maneira, sugerimos que direcione os valores economizados para uma poupança, reforçando um hábito positivo.
Não se preocupe caso você possa adicionar apenas valores irrisórios, já que, com o passar do tempo, você poderá ajustar o seu planejamento para que você direcione valores elevados para essa finalidade. Sendo assim, é muito importante que você refaça o seu planejamento periodicamente e analise as suas metas pessoais.
Centralize custos e controle o uso do cartão de crédito
Além disso, é muito relevante dentro de um planejamento financeiro que você tenha clareza de que seu cartão de crédito não é uma extensão da sua renda, ou seja, ele deve ser usado de maneira consciente.
Sendo assim, faça um controle relacionado ao seu planejamento e, se possível, faça uma atualização periódica. Dessa maneira, você aumentará o seu controle de rotina, alcançado resultados positivos, ainda que seja algo não linear. Por isso, não desista de modificar sua relação com o dinheiro e obter sucesso em longo prazo, considerando suas metas pessoais.