Planejamento financeiro: dicas para modificar seus hábitos de consumo 

Confira algumas dicas para modificar seus hábitos de consumo através de um planejamento financeiro pessoal e flexível. Saiba mais detalhes!

O planejamento financeiro pessoal pode ser feito de maneira adaptada para que você possa obter clareza sobre a sua situação atual através de um mapeamento que contemple os diversos fatores inerentes aos seus objetivos pessoais. Dessa forma, é pertinente que você faça um planejamento que considere os seus gastos fixos, variáveis e suas metas.

Planejamento financeiro: dicas para modificar seus hábitos de consumo 

 Para essa definição você pode utilizar ferramentas de gestão, como o Trello; já que o Trello é uma ferramenta que possui diversos layouts, de modo que a ferramenta permite criar um modelo de plano personalizado. Ao passo que, você pode mover os cartões para que você faça um acompanhamento constante sobre suas próprias ações.

Além disso, a adaptabilidade do Trello permite que você defina metas de maneira natural por meio da organização de todas as suas  ações de forma planejada, sendo uma ferramenta utilizada para o trabalho pessoal e profissional. Dessa maneira, você poderá obter maior clareza sobre quais são as suas possíveis ações. Por exemplo, você pode separar seus custos e saber quais são os hábitos que podem ser modificados.

Ações e objetivos

Por conseguinte, você deve verificar ações que corroborem seus objetivos, ainda que no início do seu planejamento você coloque o seu foco apenas em hábitos comportamentais quanto a sua relação com o seu fluxo financeiro. O planejamento financeiro com foco em novos comportamentos podem ser de grande valia para que você construa uma relação financeira positiva com o seu dinheiro.

Alimente a poupança como um hábito

Por isso, é importante que você adquira o hábito de poupar. Ou seja, a poupança nesse modelo de planejamento é vista como um hábito e não exatamente como a única opção de investimento. Dessa forma, você pode gerar economia através de pequenas mudanças; o que fará com que você controle seus impulsos de compra. 

Trocas relevantes e econômicas 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito isento de anuidade; da mesma forma você pode trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Visto que é possível obter serviços bancários das fintechs de modo resolutivo e com isenção de tarifas. Dentro de um modelo de planejamento flexível você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança, considerando que você está focando em hábitos financeiramente sustentáveis.

Metas faseadas

Conforme o tempo passar, você poderá focar em metas maiores e em valores fixos. Entretanto, modificar hábitos de consumo é muito importante para quem está em uma situação financeira negativa, por isso, é relevante que não abdique desse modelo de planejamento, ainda que o seu processo não seja linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.