PIX: é possivel utilizar o método com cartão de crédito? Confira!

O PIX, desde que foi lançado, já conquistou o coração dos brasileiros e hoje já ultrapassa as tradicionais TEDs e DOCs em número de transações. Com esse grande número de usuários acabam surgindo muitas dúvidas  sobre as possibilidades de uso do PIX como por exemplo “dá para realizar PIX com cartão de crédito?”.

A resposta simples para essa pergunta é: não, não é possivel realizar PIX com cartão de crédito. O PIX é um método de pagamento instantâneo que foi criado pelo Banco Central com o intuito de possibilitar a realização de transferências e pagamentos entre contas em até 10 segundos, em qualquer dia ou horário.

Na prática, o PIX funciona como um TED, DOC ou boleto, os usuários conseguem fazer PIX a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga em qualquer instituição cadastrada. No entanto, para que seja possivel a realização da transação, a pessoa que envia o dinheiro precisa ter saldo na conta.

Basicamente o PIX é como realizar uma transferência ou pagamento, para que seja possivel realizar é necessário ter o valor referente a transação na conta

Como algumas pessoas conseguem fazer PIX com cartão de crédito

Segundo o Banco Central, o PIX não consta como operação de crédito. Ou seja, pelo menos por enquanto quem realiza esse tipo de transação precisa do dinheiro na conta para poder realizá-la.

Porém, mais recentemente, algumas instituições financeiras e de pagamento passaram a disponibilizar a possibilidade dos seus clientes pegarem parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para que seja possivel realizar transferências e pagamentos pelo PIX.

Na prática, o cliente utiliza uma porcentagem do limite pré-aprovado do cartão e transfere o dinheiro para sua conta. A partir disso o cliente já consegue realizar um PIX para quem quiser utilizando o dinheiro emprestado do limite do cartão de crédito.

No entanto, é preciso prestar atenção para saber se vale a pena realizar essa operação, pois apesar de ser conhecida como “PIX com cartão de crédito” essa operação se parece mais com um empréstimo. Sendo assim, como todo empréstimo existe cobrança de juros sobre o dinheiro emprestado.

Como utilizar o método para transferências e pagamentos

Existem três formas principais de se enviar um PIX, seja para pessoas ou estabelecimentos comerciais, seja de maneira digital ou presencial.

A primeira forma é informando os dados de pagamento PIX. Para isso basta acessar o aplicativo do banco, clicar na área “PIX”, inserir os dados de quem irá receber o PIX e o valor que se deseja transferir e confirmar a operação, bem parecido com um TED ou DOC.

A segunda forma é através da leitura do QR Code que é gerado por quem irá receber o pagamento. Para isso, o cliente deve procurar na área PIX do app do banco a opção “Pagar com QR Code”. Logo que o usuário clicar nela, o app deve abrir a câmera possibilitando assim que seja feita a leitura do QR Code, essa forma é bem parecida com o pagamento de um código de barras em boletos.

A terceira e última forma é informando o código do PIX copia e cola. Este é um código gerado a partir do QR Code da instituição que irá receber o pagamento. É bem simples, basta copiar a sequência enviada pelo recebedor e colar no app ou no internet banking da instituição financeira de uso do cliente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.