O PIX pode parar? Veja a resposta do Banco Central

O Banco Central sofrerá cortes em seu orçamento, assim como informou recentemente o próprio governo federal. Sem dinheiro suficiente, o Banco Central poderia diminuir, por exemplo, os investimentos a serem feitos no PIX ou até mesmo paralisar o seu funcionamento, segundo alguns analistas do mercado financeiro.

Segundo informações que foram noticiadas no jornal O Globo, através da economista Miriam Leitão, o orçamento atual corta todo o dinheiro da área de tecnologia do Banco Central. Por conta desse fato e se essa despesa não for reconstituída esta despesa, não teria possibilidade de continuar com o PIX funcionando.

O PIX se tornou um importante sistema de pagamentos que impulsionou o número de transações em tempo real no Brasil, ultrapassando inclusive os EUA nesse quesito, segundo um relatório global da ACI Worldwide e da GlobalData. 

Porque a paralisação é um assunto importante?

Imagine que essa possibilidade do PIX parar realmente acontecesse. Sem dúvida seria uma perda muito grande para os brasileiros de uma funcionalidade muito importante no mundo das finanças, e que atingiu mais de 215 milhões de chaves até agora. 

Importante lembrar que quem faz todo esse processamento do PIX e é responsável por colocá-lo para rodar é o próprio Banco Central, que sem verba para isso não consegue dar continuidade ao processo. Essas especulações e análises de que haveria a hipótese do PIX parar fizeram com que muitas pessoas se preocupassem.

Isso ocorre porque o PIX tem feito parte da vida dos brasileiros de maneira cada vez mais presente, e não só por isso, tem trazido novas funcionalidades que também poderiam estar em xeque com a falta de verba do Banco Central continuar operando o sistema ou até mesmo trazendo novidades.

Os planos para o PIX daqui um tempo são bastante promissores, e incluem, por exemplo, o saque PIX, o envio de dinheiro para o exterior de forma instantânea (que seria o PIX internacional), além de permitir um split de pagamento, conforme apontou o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Carlos Brandt. 

Desse modo a perda da funcionalidade traria muitas perdas aos brasileiros, principalmente no que se refere à evolução da digitalização no mundo das finanças. Com a repercussão, o Banco Central decidiu se pronunciar sobre o assunto.

Banco Central garantiu o PIX

As repercussões a respeito disso vieram e o próprio Banco Central já tratou de responder sobre o tema. Afinal, estaria o PIX em risco de parar? Segundo o banco, a resposta para isso é “não”. Indo contra o que tem sido noticiado e especulado a respeito da paralisação do PIX, o BC garantiu que o corte de orçamento não fará com que o PIX paralise.

O banco afirmou que os recursos serão administrados de modo que a função continue funcionando perfeitamente, assim como sua agenda evolutiva de novas funcionalidades, conforme informações da Exame Invest.

As discussões a respeito dos cortes orçamentários ocorrem em meio ao risco fiscal brasileiro acerca do endividamento e do teto de gastos, mas a resposta do Banco Central pelo menos pode acalmar os ânimos a respeito das notícias que colocaram a possibilidade de sua paralisação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.