Pix para a pessoa errada? Entenda o que fazer nessa situação

O Pix é a ferramenta criada pelo Banco Central para realizar pagamentos instantâneos e a cada dia que passa conquista um número maior de brasileiros. Cerca de 71% da população no país já utiliza desse sistema e isso já resultou no cadastramento de 380 milhões de chaves.

Porém, pelo fato de que ainda é um sistema de pagamentos relativamente novo, gera ainda uma série de dúvidas. Uma das que mais gera confusão entre os usuários é o que fazer ao enviar um Pix para a pessoa errada. Primeiramente, é preciso buscar uma forma para resolver a situação da maneira mais amigável possível para quem enviou o dinheiro.

Como o método para realizar pagamentos é instantâneo, o dinheiro irá cair na conta do destinatário em questão de segundos. Ao contrário do que ocorre em outros meios de pagamento, como TED e DOC, no Pix não existe a opção de realizar o cancelamento. Mas dá para se garantir e recuperar o dinheiro assim como nas outras formas.

Como não cometer erros no Pix?

Antes de pensar em como recuperar o dinheiro enviado de forma incorreta pelo Pix, é preciso entender como funciona essa operação. É necessário ter muita atenção desde o período em que se insere a chave, pois o dinheiro vai ser enviado no mesmo momento para o destinatário.

Logo após inserir a chave Pix, o sistema bancário vai disponibilizar uma tela onde irá solicitar se deseja confirmar ou não a operação, já com os dados das pessoas que desejam enviar os recursos. Sendo assim, o mais importante é se certificar de que todas as informações estão corretas.

Também se deve evitar clicar em links suspeitos, pois os golpistas estão utilizando-se de truques para roubar os dados bancários e dar início em operações fraudulentas. Na maioria das vezes esses links são atrelados a promoções, que muitas das vezes, são boas demais para serem verdade.

Pix para a pessoa errada, como proceder?

Após fazer um Pix para a pessoa errada, ainda existem algumas formas para tentar reaver esse dinheiro. O primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira que irá receber o valor.

Nesse caso, deve-se informar o nome da pessoa que realmente se tinha a intenção de receber esse dinheiro e com todas as informações que possa fornecer. Além disso, também se deve comunicar o banco sobre a necessidade de que seja feito o estorno, parecido ao que ocorre em uma operação de crédito indevida.

Caso a pessoa que recebeu o dinheiro indevidamente se recuse a devolvê-lo, o mais recomendado é se dirigir até uma Delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência, pois se trata de uma situação de apropriação indevida e que é considerado crime pelo Artigo 169 do Código Penal.

Após isso, busque um profissional de sua confiança para conduzir o caso. Todas as medidas cabíveis devem ser tomadas para que o valor do Pix chegue de fato até o destinatário, mesmo que se precise recorrer até à Justiça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.