Pix offline: veja como fazer

Entre as muitas novidades anunciadas pelo Banco Central para o Pix, está o Pix offline. Mas será mesmo que isso é possível? Como deve funcionar essa nova modalidade de Pix?

Veja também:

Mega da Virada: prêmio de R$ 350 mi será sorteado na sexta

O que é Pix Offline

O Pix Offline é um meio da pagamento instantâneo, como já acontece, a novidade é que as transações não precisarão mais de internet para serem realizadas.

Ou seja, vc não deve precisar de qualquer conexão para fazer o pagamento, basta apenas um celular e mais uma ferramenta no aparelho. Confira abaixo.

Como deve funcionar o Pix Offline

O Pix Offline deve funcionar por meio do QR Code – desta forma é preciso ter um leitor para utilizá-lo. A ferramenta de QR Code, inclusive, está disponível nos celulares novos diretamente pela câmera do celular, em outros casos é necessário baixar um aplicativo (mas fique tranquilo, a ferramenta é gratuita na maioria dos casos).

Outras novidades

Outras novidades, ainda sem data oficial – e exata – de lançamento, estão previstas para o ano que vem:

Débito automático: essa ferramenta deve oferecer a modalidade de programação de débito automático, a ideia inicial é servir para pagamentos de contas de consumo e em sua maioria recorrentes, como água, luz, telefone e internet.

Desta forma, além da gratuidade já oferecida para transações feitas na hora, será possível contar com a agendamento de transações por meio do Pix.

A novidade deve constar no próprio aplicativo do banco, na ferramenta Pix, se juntando a opções como transferir e registrar a chave, por exemplo.

Pix Garantido: Esta modalidade é a primeira que deve funcionar com a modalidade “crédito”, por meio dele será possível parcelar compras nos estabelecimentos.

Desta forma, podemos dizer que a modalidade deve funcionar como uma espécie de cartão de crédito. Mais detalhes da ferramenta devem ser anunciados próximos a sua data de lançamento, que ficou para 2022, mas ainda sem data e mês exato para acontecer.

Pix Aproximação: Você já ouviu falar sobre pagamentos por aproximação no cartão de crédito? O Pix Aproximação deve funcionar de forma parecida, mas ao invés do cartão, deve ser possível aproximar o celular e fazer o pagamento da sua compra.

A modalidade deve ser lançada em 2022, apesar de não ser divulgado nem o dia ou mês.

Pix Internacional: Essa funcionalidade deve conectar a ferramenta de pagamento instantâneo a outras modalidades de pagamento internacional – uma boa para compras internacionais e envio de dinheiro, por exemplo.

Confira também ferramentas já lançadas, como o PIX Saque e PIX Troco. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.