Pix: elevação da competitividade e da eficiência do mercado

O Pix possui o potencial de elevar a competitividade e a eficiência do mercado financeiro. Saiba mais informações oficiais!

Conforme informações oficiais do BC, o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Sendo assim, esse meio de pagamento foi criado pelo Banco Central (BC) e é gerido pela instituição.

Pix: a ferramenta criada e gerida pelo BC

Sendo assim, o Pix é um meio de pagamento em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Por isso, o BC define o Pix como prático, rápido e seguro. Visto que o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

O Pix tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado

Conforme informações oficiais, além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo; promover a inclusão financeira.

Bem como, o Pix possui o potencial de preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população, informa o Banco Central em seu site oficial.

O acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras

Conforme informações oficiais do Banco Central, o acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento (celular, internet banking, agências, caixas eletrônicos), bem como nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo.

 Obrigações das instituições para o cliente pessoa física e para pessoa jurídica 

O BC ressalta que o Pix é um meio de pagamento disponibilizado por esses prestadores de serviço. Segundo informações do BC, para as pessoas físicas, as instituições são obrigadas a disponibilizar o Pix por meio de aplicativo para celular.

Já para as pessoas jurídicas, o Pix deve ser disponibilizado por meio do principal canal digital, ou alternativamente, por outro canal, desde que haja acordo expresso entre o participante e o usuário pessoa jurídica, ressalta o BC.

BC alerta sobre os golpes em nome da ferramenta

Além disso, o Banco Central reforça que para evitar golpes, é importante que o cliente tenha a certeza de que está acessando um dos canais autorizados pelo seu banco ou instituição.

 Visto que são muitos golpes aplicados em nome da ferramenta, por isso, o BC ressalta que o cliente não deve acessar links de sites falsos, sempre se certificando quanto aos canais de acesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.