Pix: definição, utilização e potencial da ferramenta

o Pix é o meio de pagamento criado e gerido pelo Banco Central (BC). Entenda qual é o seu potencial e outras informações!

Definição do Pix

Conforme consta no site do Banco Central, o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Sendo assim, o Pix é o meio de pagamento criado e gerido pelo Banco Central (BC). Portanto, o BC define o Pix como um meio prático, rápido e seguro. Uma vez que o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Utilização do Pix

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Pix pode ser utilizado para:

  • transferências entre pessoas;
  • pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico;
  • Bem como, pagamento de prestadores de serviços e pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo.

Além disso, é possível fazer uso do Pix para o recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros (esses recolhimentos poderão ser feitos por meio do PagTesouro).

Pagamentos diversos

Bem como, para pagamento de cobranças e pagamento de faturas de serviços públicos, como energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água. Além disso, o BC informa que o Pix serve para o recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social.

Há limites de valor nas transações?

O BC informa que não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Sendo assim, de forma geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições que ofertam o Pix podem estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude.

Por outro lado, os usuários podem solicitar ajustes nos limites estabelecidos, devendo a instituição acatar imediatamente a solicitação caso o pedido seja para redução de valor, informa o Banco Central do Brasil em seu site.

Potencial da ferramenta de pagamentos e transferências

O BC reforça que além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Certamente o Pix é uma inovação nas finanças para empresas e clientes, bem como, é um agente facilitador para transações entre pessoas físicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.