PIX: Banco Central deve melhorar a segurança do sistema

O Banco Central do Brasil está estudando uma reformulação no PIX com o intuito de reaver valores perdidos por golpes ou fraudes. A ideia surgiu a partir de sugestões de um grupo de trabalho de segurança, formado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e outros participantes do mercado. 

O relatório apresentado pelo Banco Central indica que a principal sugestão é “a abertura automática de eventos para casos de triangulação de valores utilizando o PIX”. A autarquia justifica essa regra afirmando que, até que o cliente descubra a fraude e notifique a instituição financeira, acaba-se perdendo muito tempo para recuperar os valores. 

Vale informar que apesar de novas medidas de segurança estarem sendo estudadas, algumas sugestões são bastante complexas e levam um tempo para serem desenvolvidas e testadas. Isso significa que para as alterações entrarem em vigor, ainda deve demorar alguns meses. 

A segurança do PIX

Apesar do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central possuir algumas das mais modernas ferramentas de segurança virtual, a grande adesão da população ao PIX faz com que o número de golpes envolvendo o meio de pagamento também cresça. 

Um levantamento realizado pela PSafe, empresa de cibersegurança, indica que as tentativas de golpes por meio do PIX aumentaram quase 1.200% no 1º semestre do ano. De acordo com os dados divulgados pela pesquisa, entre os meses de janeiro a junho de 2022 foram registradas 844.821 tentativas de golpe. 

Por conta disso, é importante que os usuários do PIX tenham cuidado e sempre desconfiem de ofertas ou promoções pela internet que oferecem grandes vantagens. Geralmente, essas promoções servem como “isca” para que criminosos consigam obter dados pessoais das vítimas. 

É importante lembrar também que todos os pagamentos via PIX devem ser feitos exclusivamente no aplicativo ou Internet Banking do usuário. Isso quer dizer que os usuários não devem clicar em links para realizar transferências. Por fim, é indicado também que ao receber a transferência de um desconhecido, seja enviada uma chave aleatória. 

Banco Central cria site para evitar golpes

Pensando no aumento do número de denúncias envolvendo o PIX, o Banco Central do Brasil divulgou em setembro o Site Registrato. A plataforma permite monitorar operações vinculadas a um determinado CPF. Desse modo, é possível acompanhar solicitações de empréstimo e conferir possíveis fraudes. 

Além de informações relacionadas a empréstimos, o Banco Central informa que no Site Registrato também é possível monitorar outras informações vinculadas ao seu CPF. Isso significa que na plataforma é possível conferir em quais bancos o cidadão possui conta, as chaves PIX cadastradas e informações sobre compra e venda de moedas estrangeiras. 

Para monitorar essas informações é preciso fazer login na plataforma ou acessá-la por meio da conta gov.br. Apesar disso, é importante informar que a partir do dia 1º de fevereiro de 2023, o acesso ao site deverá ser feito exclusivamente pela conta gov.br (nível prata ou ouro). Mais informações sobre a nova plataforma de segurança ou sobre o PIX podem ser obtidas nos canais oficiais do Banco Central. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.