De acordo com as informações oficiais, são 348,1 milhões de chaves Pix cadastradas, divididas da seguinte forma: 121,2 milhões de chaves aleatórias, 93,8 milhões de CPFs, 76,1 milhões número do telefone celular,50,6 milhões e-mail e 6,4 milhões de CNPJs.
Pix: 348,1 milhões de chaves cadastradas e recorde de transações diárias
O recorde de transações diárias aconteceu há pouco tempo, informa o BC. No último dia 5, 50.045.289 milhões de operações foram realizadas. No total, já foram 7 bilhões de transações, com um volume financeiro movimentado de 4,1 trilhões de reais.
Democratização e abrangência
Em todo o país, 104,4 milhões de pessoas de todas as faixas de renda – 62,4% da população adulta – já usam o Pix para pagar ou receber. Além disso, o Banco Central enfatiza que o Pix é usado por todas as faixas etárias, sendo a maior parte das transações realizadas pelos jovens: 34% entre 20 e 29 anos e 31% entre 30 e 39 anos.
Passa de 60% o percentual da população adulta que já usa o Pix
Assim sendo, em 11 unidades da Federação, passa de 60% o percentual da população adulta que já usa o Pix, chegando a 80% em Roraima, 79% no DF e 70% em SP. Juntos, Sudeste e Nordeste concentram quase 70% dos Pix realizados, informa o Banco Central do Brasil.
No Centro-Oeste, foi registrado o maior índice de adoção do serviço (levando-se em conta a distribuição das transações e a da população com relacionamento bancário).
O Pix estimula a competição entre os diferentes setores da indústria financeira
Inovador e interoperável, o Pix estimula a competição entre os diferentes setores da indústria financeira e de pagamentos, define o Banco Central do Brasil.
Atualmente, o serviço conta com 762 participantes, conforme informa o Banco Central do Brasil. São vários tipos de instituições que oferecem o Pix a seus clientes. Sendo bancos, financeiras, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs, entre outros.
Proporcionado pelo Pix, o fomento à competitividade é uma das dimensões da Agenda BC, que é um conjunto de projetos que guia a atuação do Banco Central.
Outra dimensão da Agenda BC que se liga ao Pix é a inclusão
O Banco Central ressalta que outra dimensão da Agenda BC que se liga ao Pix é a inclusão. O meio de pagamento atingiu um público de 45,6 milhões de pessoas que não haviam feito TED nos 12 meses anteriores ao lançamento do serviço e o usaram pelo menos uma vez como pagador. Ou seja, um dos objetivos do BC com o Pix está sendo atingido, a inclusão financeira e a desburocratização das ferramentas.
Desse total, 33,9 milhões passaram a utilizar o Pix de forma exclusiva, evidenciando como a ferramenta do BC amplia o acesso aos meios de pagamento eletrônico.