PISM 2024: UFJF divulga resultado preliminar dos pedidos de isenção

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) 2024. Desse modo, os candidatos que solicitaram o benefício podem conferir o resultado por meio do site de Ingresso.

Para fazer a consulta, os candidatos devem fazer login com o CPF e senha cadastrados no momento da solicitação. Como esse resultado é preliminar caberá a interposição de recursos.

Nesse sentido, os candidatos cujos pedidos de isenção foram indeferidos poderão contestar o resultado até amanhã, dia 28 de agosto de 2024. O procedimento deve ser feito no site de Ingresso. A UFJF não aceitará o envio de novos documentos.

Após a análise dos recursos, a Copese divulgará o resultado final da isenção para o PISM 2024 no dia 4 de setembro. Os estudantes isentos estarão dispensados do pagamento da taxa, mas aqueles cujos pedidos forem indeferidos deverão efetuar o pagamento para efetivar a inscrição.

Puderam solicitar o benefício da isenção pessoas que:

  • estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • tenham cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
UFJF
A UFJF receberá as inscrições para o PISM 2024 até 13 de setembro. Imagem: Divulgação

Inscrições para o PISM 2023 estão abertas

O período de inscrição para os três módulos do PISM 2023 já está aberto. De acordo com o cronograma, a UFJF receberá as inscrições até as 18h do dia 13 de setembro (horário de Brasília).

As inscrições estão sendo recebidas de forma virtual. Portanto, os interessados devem acessar o site de Ingresso e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. É necessário ter ou criar um cadastro para acessar o sistema.

Os estudantes que se inscreverem para o Módulo III devem indicar uma opção de curso de graduação. É também no momento  da inscrição que os estudantes devem indicar se desejam participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Os candidatos não isentos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição até 14 de setembro para efetivar o cadastro. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

PISM 2024: Provas

O PISM é o vestibular seriado da UFJF. Desse modo, há aplicação de provas em três módulos, sendo cada um referente a uma série do Ensino Médio. Os candidatos são avaliados ao longo do Ensino Médio e somente no 3º e último ano concorrem às vagas ofertadas, com o somatório das notas obtidas nos três módulos.

A UFJF aplicará as provas dos três módulos do PISM 2024 nos dias 9 e 10 de dezembro de 2023. As provas do Pism terão início às 13h e 30 min e término às 17h e 30 min (horário de Brasília).

As avaliações abarcarão conteúdos referentes aos componentes curriculares do Ensino Médio, variando de acordo com o módulo/série. Os locais de prova serão nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, e também Petrópolis e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro.

Vagas e resultados

A oferta total da UFJS é de 2.303 vagas para 76 cursos de graduação. Para o campus de Juiz de Fora a oferta é de 660 cursos. Os outros 10 cursos ofertados são para Governador Valadares.

A divulgação das notas da prova do Módulo III está marcada para o dia 31 de janeiro de 2024, enquanto a divulgação do resultado final, com a lista de classificados em 1ª chamada, está prevista para o dia 28 de fevereiro de 2024.

A divulgação das notas das provas Módulos I e II está prevista para o dia 22 de março de 2024, enquanto os desempenhos finais dessas etapas estão previstos para 5 de abril.

Acesse o edital do Pism para mais detalhes.

Leia também UFSC, IFSC e IFC anunciam oferta de mais de 6.700 vagas por meio do Vestibular Unificado 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.