PIS/Pasep: Milhões de brasileiros têm o benefício disponível para saque; saiba como sacar
A Caixa Econômica Federal informou que, atualmente, um total de R$ 23 bilhões estão esquecidos pelos trabalhadores que têm direito às Cotas do PIS/Pasep.
A Caixa Econômica Federal informou que, atualmente, um total de R$ 23 bilhões estão esquecidos pelos trabalhadores que têm direito às Cotas do PIS/Pasep. De acordo com a instituição, o pagamento está disponível para 10,6 milhões de brasileiros.
Cotas do PIS/Pasep
Primeiramente, de acordo a Caixa, as cotas estão sendo liberadas para os cidadãos que exerceram atividades trabalhistas com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988.
Os valores do PIS/Pasep estarão disponíveis para saque até o dia 1° de junho de 2025. É importante destacar que as quantias que não forem resgatadas após essa data, serão consideradas como abandonadas, sendo a União a nova proprietária. Além disso, nos casos em que o titular tenha falecido, o seu herdeiro ou dependente poderá sacar o benefício.
Para solicitar o saque das cotas, basta acessar o aplicativo do FGTS e seguir os seguintes passos:
- Toque na aba “Meus Saques” e depois em “Outras Situações de Saque”;
- Feito isto, selecione a opção “PIS/Pasep” e indique uma conta em qualquer instituição bancária para receber os valores.
Os valores poderão ser depositados nos meios a seguir:
- Através do crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na Caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses;
- Nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondente Caixa Aqui e Loterias, utilizando o Cartão do Cidadão;
- Em uma agência da Caixa?.
Documentos necessários para realizar o saque das cotas PIS/Pasep
De acordo com a Caixa, os beneficiários precisam apresentar alguns documentos específicos para terem acesso aos valores. São eles:
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Habilitação;
- Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
- Identidade Militar;
- Carteira de Identidade de Estrangeiros;
- Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.
Como saber se tenho direito ao abono?
Para o PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da caixa;
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Para o Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Sendo assim, o cidadão pode consultar se tem direito as Cotas do PIS/Pasep pelo aplicativo do FGTS, no site e para correntistas da Caixa pelo Internet Banking Caixa. Nesses canais é possível identificar a partir do nome do empregador, que estará cadastrado tanto no PIS quanto no Pasep.
Qual será o valor do abono em 2023?
Até o momento não está disponível o valor do abono salarial para o próximo ano. Isso porque o beneficio é calculado segundo o salário mínimo em vigência, que ainda não foi definido para 2023.
No entanto, a quantia paga ao trabalhador considera a quantidade de meses trabalhados no ano de apuração, sendo 2021. Desta forma, cada mês equivale a 1/12 do salário mínimo do próximo ano.