PIS/PASEP ano-base 2022: A data de pagamento já foi confirmada?

O PIS/PASEP é um benefício muito aguardado pelos trabalhadores brasileiros. Anualmente, o pagamento do abono salarial é liberado para aqueles que exerceram alguma atividade remunerada no ano-base do cálculo. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, o cronograma de pagamentos foi afetado, gerando incertezas em relação à data de pagamento do PIS/PASEP ano-base 2022.

Neste artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre esse benefício tão importante.

Atraso nos pagamentos do PIS/PASEP

Tradicionalmente, os recursos do PIS/PASEP eram liberados no ano seguinte ao utilizado como base do cálculo. Porém, devido aos impactos da pandemia, houve atrasos nos pagamentos nos últimos anos. Dessa forma, os trabalhadores que têm direito ao benefício referente ao ano-base 2022 só receberão o pagamento no próximo ano.

Até o momento, o Governo Federal não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a regularização do calendário de pagamentos. Isso significa que é possível que apenas um pagamento seja efetuado no próximo ano, mas ainda não há um calendário definido para a liberação dos recursos.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

O abono salarial do PIS/PASEP é destinado aos trabalhadores que se enquadram nos seguintes critérios:

  1. Receber, em média, até dois salários mínimos;
  2. Estar inscrito no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
  3. Ter trabalhado com carteira assinada durante o ano-base do cálculo.

É importante ressaltar que a remuneração do abono varia de acordo com o período trabalhado com carteira assinada no ano-base. Para saber o valor a ser recebido, o empregado deve dividir o valor do salário mínimo por 12 e multiplicar pela quantidade de meses em que trabalhou naquele ano.

É necessário que o trabalho tenha sido realizado por, no mínimo, 15 dias para contar como um mês. No caso de ter trabalhado durante os doze meses, o valor será equivalente a um salário mínimo.

É válido lembrar que o valor do salário mínimo é reajustado anualmente. Portanto, os trabalhadores receberão o valor do PIS/PASEP atualizado de acordo com o novo salário mínimo vigente no próximo ano.

Responsabilidade pelos pagamentos

O pagamento do PIS/PASEP é realizado de forma diferente para trabalhadores da iniciativa privada e do setor público. Confira abaixo as instituições responsáveis por cada caso:

  • Trabalhadores da iniciativa privada: o pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Assim, os trabalhadores devem ficar atentos às informações divulgadas pela Caixa para saberem quando poderão realizar o saque do benefício.
  • Trabalhadores do setor público: o pagamento do PASEP é efetuado pelo Banco do Brasil. É importante que os trabalhadores do setor público acompanhem as informações fornecidas pelo banco para saberem quando poderão receber o benefício.

Cronograma de pagamentos

Como mencionado anteriormente, o cronograma de pagamentos do PIS/PASEP ano-base 2022 ainda não foi divulgado pelo Governo Federal. É necessário aguardar as próximas informações oficiais para saber quando os trabalhadores terão acesso aos recursos.

Recomenda-se acompanhar os comunicados da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que são as instituições responsáveis pelos pagamentos.

Ademais, o pagamento do PIS/PASEP é aguardado por muitos trabalhadores brasileiros, pois representa um benefício importante para complementar a renda. Porém, devido aos atrasos ocasionados pela pandemia, o cronograma de pagamentos do PIS/PASEP ano-base 2022 ainda não foi definido.

É fundamental acompanhar as informações divulgadas pelo Governo Federal, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para saber quando será possível receber o abono salarial. Fique atento às atualizações e não deixe de garantir o seu direito ao PIS/PASEP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.