Petrobras reduz preço do gás natural e impacta de forma positiva a economia

Petrobras anuncia redução do preço do gás natural

No último dia 17 de abril, a Petrobras anunciou a redução média no preço do gás natural veicular (GNV), de acordo com informações da Agência Brasil. 

Sendo assim, essa redução não impacta o valor do gás de cozinha, no entanto, é muito importante para o setor de transportes e combustíveis.

Redução do preço do gás natural impacta de forma positiva o setor de transportes

A redução anunciada deve ser de 8,1% em relação ao trimestre encerrado neste mês de abril. Dessa forma, a partir do dia 1º de maio, os novos valores serão cobrados.

Além disso, a Petrobras informou que os contratos com as distribuidoras contemplam possíveis atualizações trimestrais no que tange a precificação do gás, bem como, os contratos vinculam reajustes que consideram as oscilações do preço do barril do petróleo Brent e a taxa de câmbio.

Petróleo Brent

O barril Brent é a base da referência mundial dentro do mercado de petróleo. Sendo assim, o preço do barril Brent impacta as futuras negociações, bem como, a política de preço das empresas petrolíferas, como ocorre com a Petrobras.

Além disso, as informações oficiais ressaltam que, no que se refere ao gás natural veicular (GNV), a parcela que é atualizada anualmente no mês de maio, tende a sofrer um reajuste 0,2%, o que entra em conformidade com a variação referente ao índice do IGP-M.

A Petrobras destaca que, considerando o acumulado no ano e o atual  reajuste anunciado no valor do repasse do gás às distribuidoras, a redução acumulada é de 19%.

Diversos fatores impactam a precificação final do gás

Além disso, a divulgação oficial da Petrobras destaca que o valor final do gás repassado ao consumidor não é determinado somente pelo preço de venda da empresa, mas também segue o portfólio de suprimento de cada distribuidora.

Além disso, o valor final do preço do gás para o cliente é determinado por outras vertentes, como a política dos postos de revenda e os tributos federais e estaduais.

A relação do GNV e o preço de produtos e serviços

Dessa forma, a Petrobras destaca que a atualização do preço do gás anunciada não se refere ao gás de cozinha, que é o gás GLP, vendido em botijões.

Contudo, o gás natural veicular (GNV) é um combustível eficiente, sendo uma alternativa menos agressiva para o meio ambiente. Além de não ser tóxico, o seu custo é inferior ao custo da gasolina e do álcool e pode possuir menos impurezas, sendo uma alternativa viável em muitos aspectos.

Embora o reajuste no valor não impacta o valor do botijão de cozinha, é uma alternativa relevante para a economia, já que o custo do transporte impacta outros setores.

Sendo assim, a redução de preços do gás natural veicular (GNV) pode ser reduzir outros custos, como o transporte de alimentos e roupas, por exemplo.

Além disso, esse impacto pode ocasionar uma redução no valor do frete, o que pode criar um ciclo de reajustes positivos para o cliente final.

Contudo, outros fatores podem impactar o preço para o cliente final, considerando todo o processo que o produto passa para chegar até o consumidor, como o valor referente a matéria-prima, ou ainda, as taxas  interestaduais.

A Petrobras está investindo na produção de gás natural

Segundo informações oficiais, a Petrobras está em processo de implementação de novos projetos voltados para a produção de gás natural, o que irá requerer um investimento de US$ 5,2 bilhões.

Conforme a apresentação do plano estratégico da Petrobras de 2023 até 2027, a empresa prevê desenvolver novos campos e novas infraestruturas, elevando a sua capacidade produtiva e aumentando a oferta do gás nacional.

O impacto do valor dos combustíveis na economia nacional é muito grande, bem como também direciona a balança comercial.

Sendo assim, os anúncios da Petrobras são relevantes para os investidores, para as empresas e também para o cidadão. Visto que as medidas impactaram a inflação do fluxo atual de oferta e demanda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.