Petrobras abre mais um Programa de Demissão Voluntária, o PDV

A estimativa de quantos empregos devem aderir ao programa ainda não foi informado. É o terceiro PDV oferecido aos empregados neste ano.

A Petrobras lançou nesta semana mais um Programa de Desligamento Voluntário (PDV). O objetivo, desta vez, é selecionar os empregados que trabalham no segmento corporativo. A estimativa de quantos empregos devem aderir ao programa ainda não foi informado. É o terceiro PDV oferecido aos empregados neste ano.

“A iniciativa faz parte do esforço contínuo para tornar a empresa mais sustentável, com uma gestão eficiente de pessoal”, disse em nota.

Cada programa lançado pela Petrobras foi direcionado para públicos específicos e com regras próprias. O primeiro PDV foi para os aposentados pelo INSS até junho de 2020. Já o segundo foi direcionado aos empregados das unidades em processo de desinvestimento.

Para aposentados, a estatal estima a adesão de 4,3 mil empregados. As inscrições seguem até junho de 2020. No plano de pessoal para funcionários de unidades que estão em processo de venda a empresa pública, além do PDV, haverá possibilidade de recrutamento interno e procedimento de desligamento por acordo (PDA).

“A Petrobras reforça o seu compromisso com a transparência e o respeito a todos os seus empregados. A companhia busca criar condições para que os profissionais façam a melhor escolha, mantendo sempre o seu comprometimento com a ética, a transparência e com os mais elevados níveis de segurança e eficiência das operações”, disse na nota.

A Petrobras disse, ainda em março, a intenção de cortar US$ 8,1 bilhões de seus custos operacionais em quatro anos. O objetivo é reduzir despesas com funcionários e menores gastos em propaganda e escritórios. A companhia já anunciou que vai desocupar o prédio da sede em São Paulo. “O efeito nas demonstrações financeiras ocorrerá à medida em que as adesões se efetivarem”, disse a Petrobras.

Concurso da Petrobras

A Petrobras abriu edital de concurso público em 2018 para o preenchimento de 648 oportunidades, sendo 108 para contratação imediata e 540 preenchimento na modalidade cadastro reserva. As vagas foram para Alagoinhas/BA, Araçás/BA, Camaçari/BA, Candeias/BA, Catu/BA, Entre Rios/BA, Maragogipe/BA, Salvador/BA, São Francisco do Conde/BA, São Sebastião do Passé/BA, Belo Horizonte/MG, Betim/MG, Ibirité/MG, Aracaju/SE, Carmópolis/SE, Japaratuba/SE, Laranjeiras/SE, Coari/AM, Manaus/AM, Araucária/PR, Curitiba/PR, São Mateus do Sul/PR, Canoas/RS, Osório/RS, Porto Alegre/RS, Rio Grande/RS, Macaé/RJ, Angra dos Reis/RJ, Duque de Caxias/RJ, Itaboraí/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Seropédica/RJ, Bertioga/SP, Cubatão/SP, Guarujá/SP, Itanhaém/SP, Santos/SP, Barueri/SP, Guarulhos/SP, São Caetano do Sul/SP, São Paulo/SP, Anchieta/ES e Vitória/ES.

De acordo com o edital de concurso PETROBRAS, as vagas foram destinadas aos cargos de Enfermeiro(a) do Trabalho Júnior (30 vagas), Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior – Elétrica (20 vagas), Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior – Eletrônica (20 vagas), Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior – Inspeção (15 vagas), Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior – Mecânica (30 vagas), Engenheiro(a) de Meio Ambiente Júnior (05 vagas), Engenheiro(a) de Petróleo Júnior (55 vagas), Engenheiro(a) de Processamento Júnior (25 vagas), Engenheiro(a) de Segurança Júnior (15 vagas), Engenheiro(a) Naval Júnior (20 vagas), Geofísico(a) Júnior – Física (10 vagas), Geofísico(a) Júnior – Geologia (05 vagas), Geólogo(a) Júnior (20 vagas), Médico(a) do Trabalho Júnior (30 vagas), Químico(a) de Petróleo Júnior (05 vagas), Técnico(a) de Administração e Controle Júnior (80 vagas), Técnico(a) de Comercialização e Logística Júnior (30 vagas), Técnico(a) de Exploração de Petróleo Júnior – Geologia (10 vagas), Técnico(a) de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior (15 vagas), Técnico(a) de Logística de Transporte Júnior – Controle (15 vagas), Técnico(a) de Logística de Transporte Júnior – Operação (15 vagas), Técnico(a) de Manutenção Júnior – Instrumentação (05 vagas), Técnico(a) de Segurança Júnior (15 vagas – EXCLUÍDO), Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços Júnior – Administração (50 vagas), Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços Júnior – Mecânica (05 vagas) e Técnico(a) Químico de Petróleo Júnior (15 vagas). abril de 2018 nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.

A empresa ainda não informou se pretende lançar um novo concurso público em 2019.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.