Pesquisa aponta que famílias passam a respeitar mais professores na pandemia

Pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que as famílias dos estudantes passaram a respeitar mais o trabalho realizado pelos professores durante a pandemia da covid-19. Dentre os entrevistados, 89% reconheceram que os docentes têm um trabalho mais desafiador do que acreditavam antes do início da pandemia.

A pesquisa intitulada Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e Suas Famílias foi encomendada pelo Itaú Social, pela Fundação Lemann e pelo BID. A pesquisa ouviu, ao todo, 1.301 pais de alunos. Os participantes da pesquisa são responsáveis por um total de 1.846 crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas em todo o Brasil. 

A maioria dos responsáveis (89%) também afirmaram ainda que acreditam que para dar aulas é necessário ter mais preparo do que imaginavam antes da pandemia.

Segundo a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, a percepção dos pais aumentou porque eles passaram a acompanhar mais de perto os filhos.

 “Ao acompanhar mais de perto a educação dos seus filhos por meio da educação remota, os pais entenderam o quanto é importante olhar para dentro da escola e ser mais atuante. Na pesquisa, entendemos que o professor foi fundamental nesta aproximação”, afirmou.

Pais acreditam que alunos passaram a ter mais respeito pelos docentes 

Dos entrevistados, 73% dos responsáveis acreditam que a motivação para a retomada das aulas presenciais vêm dos professores, que estão disponíveis para sanar as dúvidas. Além disso, 67% afirmam que sentem que os professores são mais respeitados pelos alunos do que eram antes da pandemia. 

De acordo com o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, os professores foram cruciais durante a pandemia para estreitar a relação das escolas com as famílias. 

“O professor tem papel essencial no desenvolvimento dos estudantes, mas a pandemia reforçou ainda mais a sua importância para um bom relacionamento entre família e escola. Os professores passaram a ser mais valorizados pela comunidade escolar, pais e responsáveis e estão sendo fundamentais também para a boa retomada das aulas presenciais”, ressaltou ele.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC lança ferramenta que avalia nível de aprendizagem dos alunos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.