MEC lança ferramenta que avalia nível de aprendizagem dos estudantes

O Ministério da Educação (MEC) lançou uma ferramenta para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos e identificar aqueles que precisam de um reforço no ensino. Desse modo, a pasta liberou na última quinta-feira, dia 7 de outubro, o acesso das escolas à ferramenta Avaliações Formativas.

De acordo com a pasta, todas as escolas do Brasil (públicas e privadas) podem se cadastrar no site para usar a ferramenta avaliativa. Neste ano, cerca de 100 mil escolas de todo o país devem participar do projeto.

A ideia da plataforma é verificar as deficiências de aprendizagem causadas pela suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia da covid-19. O MEC começou a delinear o projeto da ferramenta ainda em 2020.

Desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), a ferramenta visa a avaliação dos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Avaliações de matemática e língua portuguesa já estão disponíveis

Conforme divulgado pelo MEC, neste ano, será possível realizar a avaliação de matemática e língua portuguesa, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Há ainda a avaliação da fluência em leitura do segundo ao quinto ano do ensino fundamental.

Para o próximo ano, a pasta deve liberar a avaliação de língua portuguesa e matemática do sexto ao nono ano do ensino fundamental e a incluir ainda a de ciências da natureza.

De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, essa é uma das entregas do MEC “mais relevantes feita nesse contexto pós pandemia”. Já o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, afirmou que o objetivo é compreender a atual situação da educação no Brasil.

“Todos esses esforços do Ministério da Educação pretende jogar luz sobre esse contexto que enfrentamos. É fundamental que todos nós saibamos em que situação nos encontramos hoje na educação brasileira para que a partir daí, nós possamos superar esse enorme desafio que teremos”, disse.

Clique aqui para acessar a plataforma.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFJF divulgou as notas dos módulos I e II do Pism 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.