Pesquisa aponta que 9 em cada 10 MEIs aceitam o PIX como forma de pagamento

Sistema é um dos mais utilizados no mundo

De acordo com uma pesquisa recente da plataforma MaisMei, nove entre cada 10 Microempreendedores Individuais (MEIs), ou seja, 93%, aceitam o PIX como forma de pagamento. Todavia, 55% dos empresários que foram entrevistados no estudo, afirmam que utilizam a ferramenta como principal meio de transferência financeira.

A princípio, especialistas neste tipo de tecnologia afirmam que o baixo custo relacionado às maquininhas de cartões, o fato das transferências financeiras serem em tempo real, e o maior controle financeiro, garantem o sucesso do PIX. Sendo assim, os MEIs também aproveitam das vantagens e benefícios relacionados.

Desse modo, o PIX traz uma maior agilidade e economia para o empresário. A tecnologia apresenta a possibilidade de se realizar transações comerciais em um curto período de tempo. Além disso, com o sistema, também há uma maior integração de serviços, como cobranças com vencimento futuro e pagamentos agendados.

Analogamente, com a grande variedade de recursos e funcionalidades do PIX, os MEIs acabam obtendo inúmeras vantagens, com novas oportunidades de negócios. Neste sentido, os clientes também obtêm alguns benefícios, aprimorando bastante a sua experiência, na utilização da tecnologia e as ferramentas à sua disposição.

Vantagens do PIX

Segundo algumas informações apresentadas pelo Banco Central (BC), não são apenas os MEIs que se aproveitam das vantagens do PIX. De fato, uma grande parcela da população brasileira aderiu ao sistema de pagamento instantâneo e obteve todos os benefícios que as ferramentas tecnológicas têm a oferecer.

Ademais, é importante mencionar que no mês de setembro de 2023, a modalidade de pagamento eletrônico bateu um novo recorde. Foram o maior número de transações financeiras em um único dia, 152,7 milhões. Desde o mês de novembro de 2022, o recorde de utilização da tecnologia em todo o país foi batido por cinco vezes.

Dessa maneira, no ano passado, o sistema de pagamento instantâneo PIX foi o segundo mais utilizado em todo o mundo. Enfim, em 2022 foram realizadas ao todo 29,2 bilhões de transações. Com esses dados em mãos, foi possível constatar que 15% de todas as operações financeiras ao redor do globo foram feitas no Brasil.

Essas informações estão presentes na pesquisa feita em parceria com organizações especializadas como a ACI Worldwide e GlobalData. Em síntese, o Banco Central deseja no futuro que o PIX tenha novos recursos e funcionalidades. Espera-se, por exemplo, que o sistema funcione sem uma conexão com a internet.

Pesquisa do Banco Central sobre o PIX
Pesquisa do Banco Central sobre o PIX/Fonte: pixabay

Novos recursos do PIX

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (PT) , afirmou recentemente em uma entrevista, que o PIX, junto a suas inúmeras inovações, funcionalidades e recursos, poderá ter a mesma função do cartão de crédito. Dessa forma, a tecnologia do sistema de pagamento deverá passar por algumas atualizações.

Em relação ao sistema de pagamento, Roberto Campos Neto afirmou que, “Temos novas adições ao Pix. Olhamos para uma parte internacional, para a parte dos pagamentos programáveis. Ele vai tomando uma função que, hoje, é do cartão de crédito, que é você poder fazer um fluxo de pagamentos ao longo do tempo”.

Em suma, o presidente do Banco Central deu essa declaração em um momento oportuno. Isso se deve ao fato de que o Banco Central tem discutido a possibilidade de limitar as altas taxas de juros do rotativo do cartão de crédito. Atualmente ela está em 445,7% ao ano. A modalidade, neste caso, poderia ser uma boa saída.

O PIX neste momento, já apresenta aos seus usuários, a possibilidade de se realizar o agendamento de acordo com o calendário do pagador. No entanto, o sistema não oferece o recurso de escolher o horário certo para a transação financeira. Neste cenário, ela ocorre apenas no dia escolhido pela pessoa.

Objetivo do Banco Central

O Banco Central tem o objetivo de adicionar mais um recurso ao sistema de transferência financeira em 2024. Sendo assim, a ferramenta poderá apresentar a seus usuários a função de débito automático. Aliás, a funcionalidade será da mesma maneira que os bancos permitem o pagamento programável das contas correntes de seus clientes.

Em conclusão, o presidente do Banco Central diz que o PIX é um pedaço de um plano muito maior, que inclui competição, uma digitalização, e uma tokenização maior. Ele também falou sobre o Drex, moeda digital do governo que tem como objetivo facilitar as transações financeiras, reduzindo os custos de maneira expressiva.

Comentários estão fechados.