Conhecer os perigos do sedentarismo é indispensável para que as pessoas possam ser cada vez mais conscientes de suas escolhas e atitudes.
Afinal, estar por dentro dos efeitos nocivos que um dia a dia “parado” é capaz de desencadear é primordial para que seja possível tomar ações que impeçam o desenvolvimento de doenças graves.
Considerando isso, trouxemos em nosso artigo uma lista com 9 riscos que o sedentarismo promove. Acompanhe e entenda.
Quais são os perigos do sedentarismo?
Os perigos do sedentarismo envolvem tanto doenças físicas como questões de saúde mental.
1- Fraqueza muscular
Quando não “usamos” os nossos músculos com frequência, e estamos sempre repousando, a tendência é que as fibras musculares passem a ser substituídas por gordura. Consequentemente, a fraqueza muscular começa a fazer parte do dia a dia de uma pessoa sedentária.
2- Aumento de peso e obesidade
Por conta do repouso constante, o corpo passa a gastar cada vez menos calorias. A partir disso, a ingestão calórica de alimentos pode levar ao aumento de peso e, em alguns casos, desencadear a obesidade.
3- Aumento do colesterol ruim e triglicerídeos
O colesterol ruim também pode se elevar em pessoas sedentárias. Com isso, as artérias passam a ter mais chances de ficarem obstruídas. O mesmo efeito acontece com os níveis de triglicerídeos.
4- Dor nas articulações causadas pelo excesso de peso
O excesso de peso é um dos perigos do sedentarismo que mais conhecemos. Mas, além de efeitos estéticos (como a padronização de beleza impõe), ele pode desencadear outros problemas em nosso corpo, como por exemplo, dores intensas nas articulações.
Essas dores relacionam-se com os “impactos” que o nosso corpo sofre por sustentar um peso maior do que o ideal para o organismo.
5- Aumento do risco de doenças cardiovasculares
Por conta dos altos índices de gordura no corpo, o aumento do risco de doenças cardiovasculares também é uma realidade. O infarto, por exemplo, está associado diretamente com a falta de hábitos saudáveis.
6- Má circulação e retenção líquida
Um dos perigos do sedentarismo que tendem a desencadear desconfortos intensos ao longo de todo o dia é com relação à má circulação sanguínea e a retenção de líquidos. A sensação de “peso” nas pernas e tornozelos, por exemplo, é extremamente forte, causando dores e dificuldades para andar.
7- Desequilíbrios hormonais
A gordura corporal também é responsável por desencadear efeitos hormonais em nosso organismo. Por isso que é recomendado manter o peso ideal, pois gordura em excesso ou em falta pode desencadear desequilíbrios hormonais e até mesmo diminuição da fertilidade.
8- Falta de prazer e sensação de bem-estar
Dentre os perigos do sedentarismo, não podemos deixar de citar questões relacionadas à saúde mental do sujeito. Como sabemos, os exercícios físicos são capazes de desencadear a sensação de bem-estar e prazer e, quando não há essa prática no dia a dia, a falta de prazer, a depressão e a ansiedade podem aparecer.
9- Diabetes tipo 2 é um dos perigos do sedentarismo
Por fim, podemos citar a diabetes tipo 2, que é capaz de desencadear outros problemas concomitantemente, como lesões nos rins, pé sem sensibilidade, problemas de visão e nos olhos, cardiopatias e infecções.
Entendido os perigos do sedentarismo, fica aqui a nossa sugestão: procure manter uma vida ativa, com exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Lembre-se que as suas atitudes de hoje refletirão no seu eu de amanhã.