Passo a passo para escrever sua redação em uma hora

A redação é parte componente da maioria das provas de concursos, vestibulares e do Enem. Junto com ela há as questões, que merecem atenção igual.

No dia da redação do Enem, por exemplo, o candidato precisa também responder 90 perguntas. Tudo isso em cinco horas. Ou seja, deve ter bastante equilíbrio na hora de dividir o tempo de resposta e escrita da dissertação.

Em qualquer avaliação, na verdade, é preciso ficar de olho no relógio. E como a redação geralmente exige muito do participante, precisa estar bem treinada.

Selecionamos quatro dicas essenciais para você que quer escrever mais rápido!

Treine redação

Assim como no estudo de todas as áreas do conhecimento, a redação demanda treino – e bastante treino!

Porém, tende a ser mais específico, pois vai girar sempre em torno de um tema e você precisará discorrer argumentos, impondo também o seu aprendizado na língua portuguesa.

Só assim você perceberá quais são seus pontos fracos, pontos fortes, como é seu estilo de escrita, os erros gramaticais frequentes, e além de tudo, o tempo que leva para fazer a redação.

Finja que está na prova

A hora de treinar a redação é sagrada! Portanto, quando você for escrever, visando melhorar o seu tempo e também os seus argumentos, não deixe que nada atrapalhe esse momento.

Tire o celular de vista, peça para ninguém interromper seus pensamentos. Afinal, é importante que você faça uma simulação de como realmente será no dia da redação, sem distrações.

Assim você se concentra melhor e consequentemente escreve mais rápido.

Escreva temas cotados

Toda redação de prova leva em conta um tema como base.

Por exemplo: Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Educação, Comportamento, entre outros temas que são abrangentes e geram temas menores.

Aqui no Notícias Concursos trouxemos um post que mostra os temas de redação prováveis para 2021 citando todos esses pilares, que são bem recorrentes.

Se você se atualizar sobre esses assuntos de modo geral, pescando o que é mais importante, quando estiver na prova já terá um suporte maior para escrever o seu texto mais rápido, sem ficar pensando muito.

Use um cronômetro

Não no dia da prova, claro, rs.

Entretanto, durante os seus treinos de redação é bacana apostar em um cronômetro para lhe dar mais agilidade.

Isso também ajuda a impor pressão que realmente existe na aplicação do vestibular ou concurso, bem como para você saber quanto tempo está levando para escrever a dissertação.

Faça isso até que você melhore o seu tempo e chegue ao ideal para fazer no dia da redação.

E então, curtiu as dicas? Agora treine para ficar craque!

Não deixe de ler também – Instituto lança concurso de redação para estudantes da rede pública que farão Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.