Para estudar: O que é Rodada Doha e seus objetivos

A Rodada Doha, também conhecida por Agenda Doha de Desenvolvimento, foi uma roda de negociações realizadas pela OMC (Organização Mundial da Saúde) em setembro de 2001 no Catar. 

Ela ficou popularmente conhecida justamente por conta da repercussão dos seus impasses, assim como as consequências de suas decisões sobre a economia global. 

Afinal, ela tinha como principal objetivo diminuir o protecionismo comercial e as barreiras alfandegárias. Além disso, também buscava resolver assuntos sobre patentes comerciais. 

Para se ter uma ideia as negociações ocorreram em 142 países que se dividiram em 2 blocos; são eles:

  • Bloco dos países desenvolvidos 
  • Bloco dos países subdesenvolvidos 

Na Rodada Doha ficou acertado algumas questões, como por exemplo, em caso de riscos à saúde pública, a exclusividade da patente de alguns medicamentos poderão ser quebradas para o uso em laboratórios de países periféricos. 

Além disso, houve o impasse de países desenvolvidos e subdesenvolvidos em questões relacionadas ao protecionismo alfandegário e o aumento de tarifas sobre mercadorias agrícolas e industrializadas. 

A Rodada Doha poderá aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) assim como em outros vestibulares do país. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre! 

Principais objetivos da Rodada Doha

Podemos destacar como os principais objetivos da Rodada Doha:

  • Redução das tarifas alfandegárias de produtos agrícolas 
  • Debate sobre questões de subsídio, investimento interno, impostos e tarifas de produtos nacionais e importados 
  • Negociação das aberturas nacionais para realização de serviços;
  • Ampliação e renegociação de acordos com a OMC 
  • Abordar assuntos sobre a dinâmica comercial internacional, assim como a política ética da concorrência 
  • Amplo debate sobre a transparência das negociações comerciais governamentais. 

Ademais, a Rodada Doha estava programada para acabar no ano de 2005, no entanto, as negociações se estenderam ao longo dos anos. 

Vários impasses ainda marcam os dois blocos presentes nas negociações, principalmente quando o assunto são as tarifas alfandegárias. 

Os países mais pobres pedem a diminuição nos impostos de produtos agrícolas que exportam para países ricos. Por outro lado, os países desenvolvidos pedem a diminuição na cobrança de tributos sobre seus produtos industrializados. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Rodada Doha?

Não deixe de ler também – Técnicas de memória para estudar geografia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.