Panela de arroz, veja dicas para escolher o produto

Saiba tudo sobre a panela de arroz elétrica que vai facilitar demais a sua vida

Está precisando de comprar uma panela de arroz? Pois saiba que temos dicas incríveis para você. Sabemos bem que pode ser difícil fazer uma escolha ideal. No entanto, com a direção certa você não vai errar na hora de comprar a sua. Então, acompanhe a seguir.  

Veja dicas para escolher a panela de arroz

Panela de arroz é, sem dúvida, um dos utensílios mais necessários da cozinha, ainda mais uma elétrica. Afinal, arroz é o alimento típico do prato brasileiro e normalmente acompanha suas refeições diárias. Dessa forma, é uma refeição saborosa, prática, fácil e que não pode faltar no seu prato. 

Apesar da praticidade que já existe para o preparo, a panela de arroz elétrica tornou tudo ainda mais prático e rápido. Muitos brasileiros já aderiram ao produto e você não pode perder tempo. Podemos falar até que literalmente, pois é uma aquisição que pode otimizar consideravelmente seu tempo na cozinha. 

Veja algumas vantagens da panela elétrica antes de partirmos para algumas dicas essenciais que farão você escolher bem sua panela. 

Vantagens da panela de arroz

A panela elétrica, como já mencionado, te proporciona mais praticidade e economiza seu tempo para preparar suas refeições diárias. Então, é uma boa opção para quem vive corrido com os afazeres. Dessa forma, também é uma perfeita opção para quem não curte muito cozinhar. 

Além disso, é uma oportunidade para não gastar tempo e energia lavando louça. Afinal, é uma opção que evita sujeira de outros utensílios da cozinha. 

Outra vantagem é que a panela elétrica também pode servir para preparar outros alimentos. Ótimos exemplos são legumes, grãos, sopas etc. Isso mostra que é um produto muito versátil e que pode te auxiliar de muitas maneiras. 

Ainda, esse tipo de panela ocupa menos espaço e te ajuda com o ponto do arroz, que é uma função automática. 

Capacidade

A capacidade total da panela é o primeiro critério que deve ser levado em consideração na hora de escolher. Assim, você precisa adequar suas opções às suas necessidades de consumo diário. 

Geralmente, a capacidade da panela de arroz elétrica varia de 3 a 12 xícaras. Aliás, é interessante você observar se vem acompanhada de um copo dosador. 

Com isso, você pode escolher! As opções de 3 a 4 xícaras são ideais para pessoas solteiras e até mesmo casais. Já aquelas panelas de 10 a 12 xícaras são recomendadas para famílias maiores, com muitos membros ou, até mesmo, para pessoas que trabalham com algum serviço de alimentação e necessite fazer arroz em grande quantidade. 

Potência e consumo de energia 

A potência da panela possui uma variação muito grande, podendo ser 300W ou chegar a 1200W. 

As potências maiores são ideais para você que possui pouco tempo disponível para cozinhar. Afinal, possui uma relação direta com o tempo de cozimento. Então, quanto maior a potência, menor o tempo de preparo. O que é importante se atentar é o fato de que as maiores potências também geram maiores gastos energia. Então, deve-se sempre estar consciente desse detalhe para não ter surpresas no final do mês com a conta de luz. 

Se você não tiver uma questão com o tempo na cozinha, pode optar por uma potência menor, pois o arroz será cozido em um tempo um pouco maior, mas ainda assim, rapidamente. 

Revestimento antiaderente

É uma característica importante da panela, devido a sua relação com a durabilidade do produto. 

A antiaderência evita que os alimentos fiquem grudados no fundo da panela e possam danificar de alguma forma o material. Afinal, pode exigir uma limpeza mais rígida (principalmente com materiais que possam arranhar), por corrosão ou qualquer outro fator.

Acessórios

Apesar de ser um detalhe, é interessante que seu investimento numa panela elétrica valha a pena. 

Por isso, observe quais itens acompanham a panela. Afinal, existem várias opções que possuem diversos acessórios no conjunto.

Exemplos desses acessórios: vaporeira, copo medidor (ou dosador), colher, cabo removível, etc. 

Cabo removível

Cabo removível - Reprodução Canva
Cabo removível – Reprodução Canva

Inclusive, o cabo removível é outro detalhe importante, pois traz mais vantagem para sua compra. 

Pode parecer algo muito simples, mas não é. Na verdade, é um detalhe que te dá praticidade de transporte e de ocupação de espaço. Ao levar para a mesa, por exemplo, não apenas economiza espaço como, também, passa uma melhor impressão na organização da própria mesa. 

Além disso, é uma opção mais econômica. Isso porque as panelas elétricas com cabo removível vêm obrigatoriamente acompanhadas da função “manutenção da temperatura”. Isso evita que o produto fique ligado ou a necessidade de utilizar um micro-ondas. 

Modelo multifunções

Apesar de todas as panelas elétricas de arroz servirem muito bem para cozer outros alimentos, algumas apresentam algumas funções extras. 

Com isso, você aumenta a variedade de alimentos que podem ser preparados, de modo a agilizar o preparo de suas refeições. 

Ainda, algumas possuem um mecanismo de vapor mais específico. Isso torna sua refeição mais saudável, já que o vapor tende a preservar melhor os nutrientes dos alimentos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.