Pandemia: Medidas de prevenção exigidas nos concursos contra a covid-19

A pandemia de covid-19 que se alastrou pelo mundo nos últimos meses fez milhões de pessoas se adaptarem a uma nova realidade. Diversos setores tiveram suas atividades paralisadas e os trabalhadores precisaram trabalhar de casa.

Na educação não foi diferente. Com as escolas e universidades fechadas, o jeito foi aderir ao home office para tentar reduzir os prejuízos acadêmicos. Mudanças surgiram também na estrutura de aplicação de concursos e vestibulares. Entre as novas exigências, está o uso de máscara e álcool gel. Confira abaixo algumas das novas regras para os próximos exames.

Medidas de prevenção contra a covid-19 nos concursos

Primeiramente, como já dito, o uso da máscara é obrigatório durante todo o horário de prova. O pano deve cobrir totalmente o nariz e a boca e o candidato precisa utilizá-la desde sua entrada até sua saída do local de avaliação.

Em alguns casos, para fins de identificação, será necessário retirar a máscara. Mas o estudante deverá seguir as instruções dos fiscais. Não se deve tocar a parte frontal da máscara e é necessário  utilizar álcool gel nas mãos antes da entrada da sala de provas. O recomendado é que cada participante leve máscaras reservas para que seja possível trocar durante a prova. Além disso, o descarte do item deve ser feito de maneira segura nas lixeiras disponíveis e identificadas para tal.

Para o consumo de alimentos, é permitida a retirada da máscara por alguns minutos, desde que o candidato faça a higienização das mãos. O Enem, por exemplo, permite o consumo de alimentos. No entanto, há concursos que vedam essa possibilidade ou que impõem algumas restrições.

O distanciamento social é obrigatório tanto fora quanto dentro do local de prova e todos os candidatos devem obedecer a distância segura de no mínimo  1,5 metros. Por fim, é preciso ter em mente que cada certame costuma trazer suas próprias medidas de prevenção nos concursos.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Leia ainda Unicamp adia em um dia o início das provas da 2ª fase do vestibular de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.