PAGAMENTOS POR APROXIMAÇÃO: Veja como se proteger de golpes

Não é novidade para ninguém que os pagamentos por aproximação, ou seja, o contactless, chegaram para facilitar o cotidiano de todo o cidadão brasileiro. A justificativa é simples: para realizar um pagamento basta aproximar o cartão da máquina e pronto, a transação está concluída.

Contudo, em meio a tanta praticidade na hora de pagar uma compra, alguns pontos precisam ser levados em consideração, como, por exemplo, a tentativa de golpes e fraudes. Em outras palavras, a segurança neste momento é de suma importância. Por conta disso, entender todas as informações sobre essa modalidade pode evitar que os usuários passem por golpes.

Nesse sentido, a seguir, confira algumas recomendações necessárias para que os pagamentos por aproximação aconteçam da melhor maneira possível e a sua compra ocorra de maneira satisfatória.

Veja também: GANHE R$ 10,00 agora: Banco garante pagar através de promoção; veja como receber

Os pagamentos por aproximação são seguros?

Essa modalidade é que mais cresce no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), o número de transações por aproximação aumentou 7 vezes em relação ao mesmo período do ano passado

Em primeiro lugar, é importante destacar que os pagamentos por aproximação são seguros. Com a tecnologia contactless, por exemplo, o pagamento pode ser feito em uma distância de até 4cm entre o cartão e a maquininha. Por isso, é indicado manter o cartão afastado até que você possa conferir o valor da transação.

Veja também: Nubank: Veja como FAZER um PIX PARCELADO pelo seu cartão

Geralmente, as compras por aproximação são limitadas a R$200 por transação, a depender do banco do usuário. Para qualquer valor acima do estipulado inicialmente, por exemplo, será necessário inserir uma senha. Geralmente, cada cliente pode fazer até 5 pagamentos por aproximação por dia.

Portanto, como qualquer outra transação envolvendo cartão, é necessário tomar alguns cuidados. Confira as dicas a seguir.

Dicas de segurança: Proteja-se de golpes do cartão por aproximação

1. Acompanhe o extrato das suas transações

Em primeiro lugar, é importante destacar que é possível colocar uma senha, mesmo para pagamentos via contactless, conforme informação anterior.

Após isso, com os aplicativos de cartão ou de instituições financeiras você não precisa mais esperar a fatura chegar para conferir as compras que realizou no último mês. Você pode, por exemplo, acompanhar o seu extrato, periodicamente, para ter certeza que reconhece todas as transações.

2. Ative as notificações do aplicativo

Não deixe de verificar as notificações do seu aplicativo. Além de ficar de olho no extrato de suas transações, é importante ativar as notificações do aplicativo para receber um aviso sempre que uma nova compra for feita.

Dessa forma, você poderá identificar quase que instantaneamente quais compras são suspeitas e pode prosseguir para o bloqueio do cartão de crédito.

3. Desabilite a função de aproximação, caso precise

Ademais, essa função pode ajudar você bastante na hora de usar a função de aproximação. Geralmente, os novos cartões já chegam para você com a tecnologia contactless, mas você pode desabilitar a função a qualquer momento.

Na maior partes dos bancos, é necessário seguir para Configurações e, por lá, realizar o bloqueio dos cartões.

Veja também: Novo cartão do NUBANK libera até 50% de desconto

4. Atenção com o cartão

Com a possibilidade de realizar o pagamento por aproximação, é preciso ter ainda mais atenção com o lugar que você deixa seu cartão de crédito. Isso porque a ferramenta pode ser utilizada por qualquer pessoa sem sua autorização. Pelo mesmo motivo você também deve evitar emprestar seu cartão para terceiros.

5. Bloqueio do cartão em caso de roubo ou perda

Se você for assaltado ou perder o cartão prossiga para o bloqueio do cartão pelo aplicativo, e informe ao seu banco sobre o ocorrido, o quanto antes. Assim, você se resguarda de compras futuras.

Se você tomou todos os cuidados acima, mas, mesmo assim, foi vítima de alguma fraude envolvendo compras por aproximação, fique calmo e entre em contato imediatamente com o seu banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.