Pagamento de bolsas de 60 mil estudantes de graduação está atrasado há mais de dois meses

Cerca de 60 mil estudantes de graduação que participam dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica estão com o pagamento das bolsas atrasado há mais de dois meses. O pagamento das bolsas é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os estudantes de cursos de graduação (licenciaturas) de todo o país participam dos programas visando a qualificação docente. O objetivo do Pibid e do Residência Pedagógica é justamente fornecer uma qualificação aos futuros professores.

Os participantes de ambos os programas não recebem o pagamento das bolsas desde o mês de setembro. De acordo com a Capes, os recursos precisarão ser suplementados. Nesse sentido, em nota à Agência Brasil, o órgão declarou: 

 “Os recursos necessários já foram disponibilizados pelo governo federal, mas o crédito precisou ser encaminhado via projeto de lei, já que não há mais permissão legal para a suplementação orçamentária por meio de ato do Executivo”.

Portanto, o pagamento das bolsas só poderá acontecer após a aprovação do novo projeto de lei no Congresso Nacional para garantir a suplementação orçamentária. A Comissão Mista de Orçamento debateu na última quarta-feira (27) o projeto. A Comissão aprovou a liberação de R$ 43 milhões para a Capes. No entanto, o projeto ainda precisa da aprovação do Congresso e ainda não há previsão para a liberação das bolsas.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também SC: Volta às aulas presenciais na rede estadual tem data prevista para 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.