Os tipos de texto mais cobrados na redação do Enem - Notícias Concursos

Os tipos de texto mais cobrados na redação do Enem

A redação é uma das partes mais importantes e temidas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se sair bem nessa etapa, é fundamental conhecer os principais tipos de texto exigidos e saber como produzi-los de forma eficiente.

Por isso, neste texto apresentaremos os três principais tipos de texto cobrados na redação do Enem e forneceremos dicas valiosas sobre como abordá-los de maneira consistente e organizada.

Dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo-argumentativo é o mais comum na prova de redação do Enem. Nesse tipo de texto, é necessário apresentar uma tese clara e defendê-la com argumentos sólidos e exemplos pertinentes. É importante estruturar o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Seguir um passo a passo pode ajudar a estruturar suas ideias de forma clara e coesa. Abaixo, estão quatro passos fundamentais para escrever um bom texto dissertativo:

1. Leitura e compreensão do tema: Leia atentamente o tema proposto e certifique-se de compreender todas as suas nuances. Identifique as palavras-chave e os aspectos relevantes que devem ser abordados em seu texto, pois a fuga do tema pode zerar a sua nota.

2. Defina sua posição ou tese sobre o tema: A tese é o ponto de vista central que você irá defender ao longo do texto. Certifique-se de que sua tese seja clara, específica e passível de argumentação. Além disso, ela deve estar presente na introdução do seu texto, apresentando sua visão sobre o tema em questão.

3. Desenvolvimento dos argumentos: Após estabelecer a tese, é hora de desenvolver seus argumentos. Cada argumento deve ser uma ideia central que sustenta sua tese. Utilize fatos, dados, exemplos, citações ou referências para fundamentar seus argumentos. Organize-os de forma lógica e coerente, dedicando um parágrafo a cada argumento e lembre-se de estruturar cada parágrafo com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

4. Conclusão e reflexão final: A conclusão é o momento de reforçar sua tese e sintetizar os principais argumentos apresentados. Evite trazer novas informações ou argumentos na conclusão. Em vez disso, faça uma síntese dos pontos-chave e deixe uma reflexão final para o leitor. A conclusão deve ser sucinta, objetiva e deixar uma última impressão sobre o tema.

Descritivo-narrativo

O texto descritivo-narrativo tem como objetivo descrever uma situação, pessoa, lugar ou objeto de maneira detalhada e envolvente. Para escrevê-lo, é essencial utilizar elementos sensoriais e linguagem descritiva para criar uma imagem vívida na mente do leitor.

Além disso, é importante dar uma estrutura narrativa ao texto, introduzindo a situação, desenvolvendo a descrição e proporcionando um desfecho satisfatório. Lembre-se de usar recursos linguísticos como, por exemplo, metáforas, comparações e adjetivos para enriquecer a descrição e tornar o texto mais interessante e cativante.

Injuntivo-informativo

O texto injuntivo-informativo tem como objetivo orientar o leitor sobre como realizar uma tarefa ou procedimento específico. Desse modo, para produzi-lo, é necessário seguir uma estrutura clara e sequencial, dividindo o texto em etapas e fornecendo instruções claras e detalhadas.

Utilize verbos no modo imperativo para indicar ações, e lembre-se de fornecer explicações e dicas relevantes para garantir o entendimento do leitor. Além disso, é importante utilizar recursos como listas, bullet points e numeração para facilitar a compreensão e a organização do texto.

Dicas 

Para se preparar adequadamente, é recomendado ler e estudar exemplos de textos de cada tipo, analisando sua estrutura, argumentação e linguagem utilizada. Além disso, o estudante deve se manter informado sobre os assuntos da atualidade, pois muitas vezes os temas da redação estão relacionados a problemas sociais, políticos e ambientais.

Outra dica valiosa é praticar a escrita regularmente, produzindo textos sobre temas diversos e buscando aprimorar suas habilidades de argumentação, coesão e clareza. Peça feedbacks a professores, colegas ou familiares, e esteja aberto a sugestões de melhoria.

No dia da prova, é fundamental ler atentamente o enunciado e planejar o texto antes de começar a escrever. Então organize suas ideias, defina uma estrutura e priorize os argumentos mais relevantes. Utilize uma linguagem clara e evite fugir do tema proposto.

Por fim, não se esqueça de revisar o texto antes de finalizá-lo. Verifique a ortografia, a gramática e a coerência das ideias apresentadas. Uma revisão cuidadosa pode fazer a diferença entre um texto bem avaliado e um com erros que comprometam sua nota.

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